08/06/11

A fasquia vai baixando, baixando...

Muita coisa esperava ler, fosse onde fosse. Mas a defesa dos esbirros da condenada ex-presidente da câmara de Felgueiras, com o "argumento" de que «o povo de Felgueiras micou-o antes de todos»... é já coisa de chão de latrina. Pior só mesmo o uso do inenarrável «cara de songamonga» para classificar um adversário político.

14 comentários:

Miguel Serras Pereira disse...

Cem por cento de acordo, Luis. Mas esqueceste-te do link…

Abraço

miguel (sp)

Luis Rainha disse...

O Freud explicaria o lapso :-)

Miguel Serras Pereira disse...

Ah, foi lapso? É que me perguntei se não teria sido um excesso do teu temperamento compassivo…

Luis Rainha disse...

Um lapso compreensível: custa apontar um autor à coisa.

Filipe Moura disse...

De acordo, Luís. Mas já agora convinha esclareceres a malta: de quem partiu a iniciativa de convidar originalmente o senhor a escrever no Cinco Dias? Vou reavivar-te a memória:

http://5dias.net/2009/03/07/a-gente-ve-se-por-ai/

Miguel Serras Pereira disse...

Lapso com lapso se paga.
Assim, foi por lapso que não precisei há pouco o seguinte: se a "coisa" não é fascista, não é melhor. E o mesmo se diga do movimento a que a generalização destas posições viesse a dar lugar e "rua".

Filipe Moura,
seria bom para si não se deixar arrastar pela animadversão que, pelos vistos, este blogue lhe inspira. É que tal como o facto de Assis ser hoje um candidato da "evolução da continuidade" do socratismo não fornece retrospectivamente qualquer atenuante aos que o agrediram - à boa maneira fascista - nas ruas de Felgueiras há uns anos, também o Luis não é responsável pelo facto de alguém, que convidou por razões opostas àquelas das quais o autor da "coisa" se faz hoje porta-voz, ter tomado pelo caminho por onde vai agora. Um pouco mais de racionalidade republicana não lhe faria mal, cidadão.

msp

Filipe Moura disse...

Miguel Serras Pereira, seria bom para si deixar de se meter em conversas alheias, especialmente noutros blogues. Mas aqui, tudo bem: o blogue é seu. Quanto à "animadversão" minha em relação a este blogue, não se confunda: há autores aqui que eu gosto muito de ler, mesmo quando não concordo. Você é que dá belos exemplos de "animadversão" relativamente ao PCP e ao Cinco Dias.

Não tenho tanta certeza de que o Luís não seja pelo menos um pouco responsável pelos posts do Ricardo Santos Pinto: já o teor dos comentários dele na altura em que foi convidado era o mesmo (e não, não é "de agora"). Se o Luís não gosta desse teor, ter convidado o Ricardo foi no mínimo uma falta de perspicácia. É por isso que, como o Luís bem escreve às 17:28, "o Freud explica o lapso."

rafael disse...

que falta de sentido de humor...

Miguel Serras Pereira disse...

Filipe Moura,

eu só acho detestável vir pedir contas ao LR pelo que escreve concretamente num post afascistado alguém cuja estreia blogosférica ele apadrinhou. Está a ver - ou prefere que eu lhe faça um boneco.
Esses métodos evocam os traços comuns ao que de pior houve em termos políticos no século XX (Leia o depoimento do Juan Goytisolo sobre o Jorge Semprún e logo perceberá melhor o que lhe estou a dizer).
E falo também em legítima defesa: teria algum sentido decente virem-me pedir contas, a mim, por ter acarinhado os primórdios literários do Carlos Vidal?
Ou, deixando o meu caso de parte, poderá responsabilizar-se o Manuel Villaverde Cabral pelas puerilidades que o João Carlos Espada debita com devoção crescente, alegando que o primeiro acalentou as distantes primaveras críticas do segundo?
Creio-o apostado em ser um livre-pensador, Filipe Moura. Não me decepcione.

msp

Anónimo disse...

a foto é dramática. o que poderá levar o sábio povo a querer bater assim num político? o que terá acontecido, pergunta esta Vossa admiradora??

terá sido excesso de verbiage sistemático, obsessivo, quase melo dramático???? pegava de cabeça.

ainda há pouco, o Sr Assis, em entrevistas concedidas as telés nacionais, dizia que a governação aliena os governantes da realidade e que, por conseguinte, a grande missão do PS doravante seria a de se aproximar da rua, das "secções", dos militantes, "ouvir as suas aspirações" bla bla bla.

achei interessante e mega cómico. então o sr reconhece que o governo andou alienado da realidade, em lugar recôndito onde não se ouvem as aspirações dos cidadãos!?!?!? fiquei pasmado. mais interessante ainda foi ter reparado que o sr Assis deu exactamente a mesma resposta numa secunda entrevista. formulaico. tudo mega formulaico. falou da sua pertença ao PS, ao País e á Humanidade em geral. disse que esteve presente no "passado e no presente" (não me peçam para explicar, é coisa complicada!!). poderia ter começado a falar...uhmm..uhmmm..deixa ver....LOL...da puta da situação nacional. da condição comum, por assim dizer. (crise, crise e + crise) perdeu-se em tretas sem qualquer interesse. coisas triviais. eu estive, eu participei...porra. pára falar de ti, totó. tens que falar de todos nós. é simplesmente aterrador. homo politicus.
Julia

Na bizniss da sátira, o Rainha é simplesmente superlativo. digno de menção honrosa.

Luis Rainha disse...

"falta de perspicácia", Filipe? Teria de adivinhar há 2 anos que ele is escrever uma idiotice destas? E se adivinhasse; ia excomungá-lo "a anteriori", por causa de um passo em falso?
Tinhas jeito para membro do CC.

Filipe Moura disse...

Luís, é claro que não és responsável pelo que ele escreve. (Portanto, MSP, não estou a pedir contas a ninguém.) Mas, sim, acho que foi falta de perspicácia. Eu acharia má ideia e nem precisei de ter lido post nenhum dele - bastavam-me os comentários que ele fazia já antes de ter entrado para o blogue.
Aproveito para esclarecer uma coisa que nunca disse a ti nem a ninguém do 5 Dias: ao contrário do que possas julgar, em última instância nem foi por causa do Vidal que eu saí do 5 Dias. (O Vidal é um tipo que se torna cómico e ninguém leva a sério.) Antes de sair do 5 Dias tinha falado com o Nuno e tudo estava ok. Nesse intervalo de tempo entrou o Ricardo Santos Pinto e escreveu dois ou três posts. E eu achei que era a gota de água. Naquela altura, no 5 Dias, para dizer mal do Sócrates tudo valia. É que é só isso (e sempre da forma mais rasca) que o Ricardo Santos Pinto sabe escrever, seja para dizer mal do Sócrates, do Soares ou do Assis.
Evidentemente que eu ter saído do 5 Dias foi uma decisão minha. A responsabilidade é minha e de mais ninguém: nem do Ricardo e muito menos de ti. Da mesma forma, a responsabilidade dos textos do Ricardo é só dele. Agora acho que temos (qualquer pessoa tem) o direito de te recordar que foste tu quem lhe pôs um megafone na mão pela primeira vez. Bem, mas não foste tu com certeza quem lhe pediu para regressar...

Justiniano disse...

Um bocado exagerado, Rainha!! O RSP não é grande espingarda, sim! Nem mesmo a gatafunhar na fauna PS, mas creio que o registo do post que referes é uma excepção ao que costumo ali ver! Do que lhe conheço, que é muito pouco, é um escriba leve, pouco polemizador e pouco justificador!! Na utilização da violencia verbal é um pequeno aprendiz à tua beira!! E como aprendiz saem-lhe, de quando em quando, borradas inestultas!! E vê se me compreendes bem pois acho, dentro de certos pressupostos, virtuosa a acintosidade e violencia verbal!!
Acho, por isto, um exagero este teu lamento!! Mais tarde, há-de o RSP perceber que Assis nada tem de Sócrates, e que aquele, ao contrário do deslumbrado, sabe o que diz quando diz, caso contrário cala-se!!

Ricardo disse...

Olá Luis, tudo bem contigo? Grande converseta que vai por aí acerca da minha pessoa, embora na minha ausência, mas adiante...
Só duas notas em relação ao teu post: songamonga é mesmo uma forma de classificar o político e não a pessoa. Dissimulado, a tentar fazer as coisas pela calada. O José Sócrates, ao menos, não engana ninguém nem se esforça por isso.
E como é óbvio, sou adepto da não-violência. Mas a verdade é que os felgueirenses, os mesmos que pouco tempo depois tiraram do poder a Fátima Felgueiras, perceberasm muito bem quem é Francisco Assis. O que não significa que tenham feito bem em bater-lhe.
Já agora, não sou assim tão anti-PS e tudo o que é PS. Sobre o António José Seguro, por exemplo, não tenho nada de mal a dizer.

Abraços


Ricardo Santos Pinto