02/06/11

O que eu não perdoo a Sócrates e seus muchachos

O meu coração bate à esquerda desde pequenina. Resultado também, com certeza, de ter nascido numa terra de marítimos que, no dizer de Raul Brandão, (…) são generosos, imprevidentes e comunistas.
É por isso que não perdoo a Sócrates ter subvertido todas as boas ideias que, nascidas na esquerda, se viram transformadas em operações de marketing, esvaziadas de sentido e convertidas a mero negócio.
Igualdade na educação, novas oportunidades, energias alternativas, democratização tecnológica, parcerias público-privadas, avaliação de desempenhos… Acrescente-se-lhe o rol de negociatas, o trabalhar para as estatísticas, o roubo descarado (em alguns casos), o fanatismo, a intolerância, a ignorância, o modernismo para pacóvio ver (o que foi o acordo ortográfico se não uma forma de vender dicionários?), a demagogia a roçar o delírio, a promoção e enriquecimento ilícito de gente inclassificável, parasitas de um Estado que se deixa à beira da bancarrota mas com os bolsos (de alguns) bem recheados… é tudo isso que eu não perdoo a Sócrates.
E, sobretudo, não lhe perdoo que, com tudo isso, nos entregue de bandeja à direita.
Vá-se lixar senhor engenheiro!

11 comentários:

João Tunes disse...

É a minha vez de concordar (sem tirar ou emendar).

Miguel Serras Pereira disse...

Vinte valores, treze no totobola - em suma, o máximo de bolas de berlin consentido na tua outra pastelaria…

miguel(sp)

Ricardo disse...

Permite-me discordar de ti, Ana Cristina. O Sócrates não entregou o poder à Direita, o Sócrates manteve o poder mais uns anos na Direita. O Sócrates não é nem nunca foi de Esquerda. E o próprio PS, já lá vão tantos anos que dexou de ser de Esquerda que já nem me lembro.
Abraços.

Ricardo Santos Pinto

Anónimo disse...

Quem entregou o poder à direita foi a dita esquerda que dá pelo nome BE e PCP.

Ana Cristina Leonardo disse...

anónimo, há delírios com graça e há delírios sem graça; o seu não tem graça nenhuma.
vá lá ser de esquerda com o vara, o rui pedro, o paulo campos, o pinho e etc., tudo rapazes recomendáveis e giros, mas não venha para aqui ofender a minha inteligência.

Ana Cristina Leonardo disse...

Ricardo, a lista de ideias que avanço no post são de esquerda. O sócrates conspurcou-as e é isso que não lhe perdoo. agora se o tipo é de esquerda, de direita, do centro, do não sei quê das perdizes ou gosta mais do papá do que da mamã é para o lado que eu durmo melhor.

Anónimo disse...

Nunca nenhum primeiro-ministro fez tanto pela igualdade na educação como socrates. Além disso Socrates criou o programa novas oportunidades, um modelo em todo o mundo.Nunca nenhum primeiro-ministro fez tanto pela energias alternativas como socrates. Foi socrates que fez com que a democratização tecnológica deixasse de ser um mero slogan e passasse a ser um realidade indesmentível. Graças às parcerias público-privadas temos hoje hospitais do melhor que há a salvarem vidas todos os dias. Enfim só não vê quem não quer. A esquerda, a verdadeira esquerda constrói, faz, não se limita a mandar bocas.

mjm disse...

eu nem consigo olhar para o Sócrates, homem da "fraca figura"!
Não lhe perdoo também!

Ana Cristina Leonardo disse...

Anónimo, a campanha eleitoral acaba hoje, ou será amanhã? já nem sei, mas de qq forma não vale a pena perder o seu latim comigo. vá fazer propaganda dessa para o novo HPP de cascais e ainda leva com alguma marretada dos doentes acamados pelos corredores (os de esquerda, de direita e do centro que eu cá, acima de tudo, sou uma democrata). tenha juízo!

Justiniano disse...

Também por isso (ou acima de tudo por isso), cara ACL!! A instrumentalização dos homens de boa vontade cria sempre lugares de ausencia de bem! Lugares subvertidos nos valores e mesmo no espírito prático dos interesses esclarecidos!! Uma profunda distorção, esse homem!!

joão viegas disse...

Ola,

Também votei contra o Socrates (no BE).

Sem querer entrar aqui e agora numa discussão pormenorizada, acho o catalogo um pouco "disparatado" (no sentido literal, que por acaso vem nos dicionarios). Nalguns casos, julgo errado falar em "subversão de ideias boas", quer porque não houve "subversão", quer porque as ideias não eram tão boas assim. Noutros, penso que a propria Ana Cristina seria a primeira a conceder que não havia nada de bom na ideia, e que alias ninguém fez dela bandeira.

O problema da esquerda, que nos cabe agora começar a tentar resolver, esta em parte ai, nessa indeterminação, nessa forma aproximativa de identificar o que esta mal. Uma certa forma de messianismo, digam o que disserem...

Pelo é o que penso.

A esquerda perdeu por completo a batalha do realismo. Esta derrota não é apenas de Socrates.

E' de todos nos.

Infelizmente...