08/03/12

Que venham os Vikings, a cavalaria, qualquer coisa, eu só não quero sonhar com a Edite Estrela

Estava eu finalmente posta em sossego a ler A Zona de Desconforto de Jonathan Franzen, livro que acaba de ser publicado pela D. Quixote, quando, a páginas tantas, mais precisamente na 21, tropeço numa palavra inédita, se me permitem o eufemismo.
Já antes tivera de me esforçar para engolir "Excecionais" (em caixa alta e itálico no original, ainda por cima...), com aquele ce a ler-se naturalmente ce e não porque lhe guilhotinaram o p), quando, uma linhas mais à frente, dou com um "viquingue" na minha cama e eu não tinha bebido nada.
O que raio seria um viquingue?!
Ajeito os óculos e a almofada, dirigo o dedo para a palavra, soletro-a, divido-lhe as sílabas, releio a frase para lhe alcançar o sentido como se o livro estivesse escrito em hebraico sem marcas diacríticas, repito o exercício, gaguejo e, por fim, como a Santa Teresa d'Ávila, tenho uma iluminação: viking, porra!
Os vikings são vikings pelo menos desde os tempos em que o meu pai me ofereceu a colecção O Mundo em que Vivemos da Verbo Juvenil, ainda nem aprendíamos o K, mas, a serem outra coisa, seriam víquingues, pensei de mim para mim, lendo alto a palavra como fazia na Primária para adivinhar os acentos.
O esforço hermenêutico-ortográfico deixara-me exausta. Era tarde. Fechei o livro e apaguei a luz.
Sonhei com a Edite Estrela, o Jonathan Franzen que me perdoe.

1 comentários:

joão viegas disse...

Eheheheh, bem visto.

Isto é porque eles não pararam por ca, de forma que não foram incorporados semanticamente (como em França onde passaram a ser os Normandos) e tiveram de se contentar com fazer contrabando de uma letra que não existe no alphabeto.

Ainda bem que os Brasileiros estavam atentos...

E peço perdão, mas caso eles tivessem mesmo parado no nosso rectângulo o tempo suficiente para ocorrerem em conversas que não metem literatura inglesa à mistura, como os Suevos por exemplo, o mais certo seria, em qualquer região do pais, terem passado a ser designados pelo "Viquinhos".

Isso é que teria sido uma aplicação genuina das regras morfologico-emotivas das nossas gentes ! Não venha agora a Ana Cristina com eskisitices...

Boas.