15/04/12

Miséria da Zoofilia

Está tudo muito certo — digo-me eu, que não penso que a caça seja um desporto a proibir ou desencorajar, e antes gostaria de ver o seu exercício democratizado ao mesmo tempo que objecto de uma regulamentação propriamente republicana e razoável. Sim, caçar elefantes, ou outra espécie em vias de extinção, pagando embora — ou ainda por cima — a peso de ouro tão vicioso privilégio, é ser sequaz da bestialidade mais alarve. Dito isto, não posso negar que gostaria de ver reclamar a abdicação do rei de Espanha, ou ilustrar a iniquidade inegociável do regime monárquico, por meio de razões que se esforçassem por ser um pouco mais republicanas, e continuassem a valer no caso de Juan Carlos ser pessoalmente tão austero como Gandhi, ou um protector dos animais tão extremoso como, por exemplo, Heinrich Himmler ou o próprio Hitler.

9 comentários:

Anónimo disse...

http://bibliodroitsanimaux.voila.net/hardouinfugierloinazie.html#nh34

manuel resende

Miguel Serras Pereira disse...

Sem dúvida, camarada Manuel
poderíamos multiplicar os exemplos ad nauseam. Que é bem o termo que convém na circunstância: Himmler que anuncia que, depois de vencida a guerra, os alemães, que foram pioneiros em matéria de protecção das outras espécies, saberão tratar com benevolência as raças inferiores… que lhes seja útil pôrem ao seu serviço… Enfim, tu conheces, provavelmente melhor do que eu, a matéria em questão.

Abraço

msp

Ricardo S. Coelho disse...

"um protector dos animais tão extremoso como, por exemplo, Heinrich Himmler ou o próprio Hitler." - lê o link da wikipedia que colocaste aqui e talvez compreendas porque esta afirmacão é um disparate. Chamar defensores dos animais ao Himmler e ao Hitler é um insulto a todos os defensores dos animais.

Miguel Serras Pereira disse...

Caro Ricardo S. Coelho,

Como diz?
Acha que dizer que Hitler e Himmler eram seres humanos é insultar a espécie?
Ou pensa que basta ser-se defensor dos animais para estar a salvo de todas as taras possíveis?
Dar banho ao cão, já experimentou? E aprender a ler, que nunca fez mal a ninguém?

Com o devido respeito (embora V. não o tenha, pá)

msp

Anónimo disse...

Ninguém é completamente mau(ou completamente bom). Por exemplo, Hitler. Foi um grande sionista. Sem ele, hoje, Israel não existia.

Luís Teixeira Neves

Miguel Serras Pereira disse...

Luís Teixeira Neves,
não creio que a sua ironia seja certeira. Parece-me disparatado atribuir a Hitler a existência do Estado de Israel, tal como o conhecemos hoje. Por muito que os seus governantes invoquem como alibi de tudo o que de mais monstruoso fazem o Holocausto.

Cordialmente

msp

Ricardo S. Coelho disse...

MSP,
Para esclarecer o comentário prévio:
1- Dizer que Hitler e Himmler eram extremosos defensores dos animais é factualmente incorreto. Apenas uma referência para mostrar como Himmler poderia estar nesta caçada: http://www.telegraph.co.uk/news/newstopics/howaboutthat/3266129/Himmlers-Nazi-hunting-knife-to-be-auctioned.html
2 - Não acredito em quem defende animais não humanos mas não defende animais humanos. É uma contradição evidente e por isso chamar defensores dos animais a líderes nazis é um insulto aos defensores dos animais.

Miguel Serras Pereira disse...

OK, Ricardo S. Coelho

V. repete o que já disse, e eu vou imitá-lo, remetendo para o meu comentário anterior.
Ah, é claro que nunca me passou pela cabeça insultar alguém por gostar de animais . Nem mesmo quando estou mais irritado comigo próprio, dei alguma vez por mim a dizer-me: "Não passas de um zoófilo!".

Cordialmente

msp

João Valente Aguiar disse...

é um facto que as ideologias que mais maltrataram os seres humanos foram as que mais facilmente glorificavam e defendiam os animais. Não que todos os que defendem os animais sejam nazis (nem nunca vi ninguém a defender isso), mas os nazis defendiam os animais. O hinduísmo faz o mesmo: para os humanos o suplício, o terror, Xiva, etc. para os animais, ternura, endeusamento, atribuição de propriedades humanas, etc.

Goste-se ou não o pensamento ecologico pode ser amplamente pernicioso. É ver estes dois brilhantes textos do João Bernardo:

http://passapalavra.info/?p=53719

http://comunism0.wordpress.com/2010/07/25/ecologia-da-terra-e-sangue/