30/01/15

A Grécia é contra as sanções à Rússia?

Nos últimos dias tem corrido sido propagandeado um factoide, segundo o qual o novo governo grego seria contra sanções à Rússia a respeito da Ucrãnia (e imagino que seja a isso que, p.ex., Helena Matos ou Henrique Raposo se referem).

Mas a verdade é que os MNEs da União Europeia já decidiram a continuidade das sanções, e, como teria de ser, por unanimidade, sem qualquer "veto" grego.

Então, de onde saiu a ideia de que a Grécia seria contra as sanções? O que aconteceu foi que, na segunda-feira, a UE anunciou que tinha aprovado por unanimidade a continuação das sanções; e o governo grego, protestou, não contra as sanções em si mesmas, mas por ter sido anunciada uma suposta unanimidade ainda antes de eles se terem pronunciado. Aposto que se um grupo de pessoas elaborassem um documento de apoio à Ucrânia e metessem lá o nome do Henrique Raposo sem ele se ter pronunciado, o HR também protestaria (por mais pró-ucraniano ou anti-Putin que seja).


[Diga-se que eu próprio até sou contra as sanções à Rússia e contra a intervenção internacional no conflito entre o pequeno imperialismo ucraniano e o grande imperialismo russo]

0 comentários: