14/12/10

Mais um recado aos tontos

E lá chegou a esperada praga de gafanhotos acéfalos: «O Xiaobo apoia e lutou por uma invasão colonial da china. » «APOIA UMA INVASÃO COLONIAL DA CHINA POR BANDA DOS EUA» «É uma boa notícia para a defesa da democracia aclamar um colonialista?»
A acusação de colonialismo a Liu Xiaobo tem origem uma entrevista de 1988, ao Liberation Monthly: «It would take 300 years of colonialism. In 100 years of colonialism, Hong Kong has changed to what we see today. With China being so big, of course it would take 300 years of colonialism for it to be able to transform into how Hong Kong is today. I have my doubts, however, as to whether 300 years would be enough.» (Sem qualquer pedido de invasão americana, já agora.)
Está claro que se tratou de um desabafo bastante infeliz, sobretudo quando temos em conta que Hong Kong serviu de entreposto na distribuição de ópio pelos ingleses. Certo. E então?
Basta uma asneira para anular toda a vida de um homem? Para justificar a sua prisão? Para que quatro condenações por crimes de opinião se tornem aceitáveis e o homem deixe de merecer admiração e solidariedade?
OK. Esta ideia vem, estou capaz de apostar, dos que se amofinam sempre que é apontado ao Bernardino Soares o deslize sobre a suposta democraticidade da Coreia do Norte. Ou quando se relembra o passado pouco recomendável do PCP em termos de apoio a ditaduras e a invasões sangrentas. Olhem: como é relembrado na mesma caixa de comentários, até Álvaro Cunhal teve alguns desvarios quando confrontado com as agressões da Alemanha nazi, in illo tempore – vamos agora menosprezar os anos que passou nas prisões fascistas?
Liu Xiaobo teve um momento de desespero com a eternização da ditadura que esmaga liberdades, pessoas e direitos no seu país. Desde então, tem demonstrado a coragem dos grandes para se opor à máquina que tudo tritura. Está na cadeia por ter afirmado que a China precisa de liberdade, não de um sistema cripto-capitalista camuflado de socialista. Por isso, tem a minha solidariedade; mesmo que ainda venha a dizer mais uma dúzia de disparates.

6 comentários:

Ana Cristina Leonardo disse...

clap, clap, clap (e desculpa-me por ser repetitiva)

Fernando disse...

(Volto a pegar num comentário que postei no outro recado ao tonto, que provavelmente não será lá lido. Desculpem-me a repetição)

Tariq Ali escreveu em http://www.lrb.co.uk/blog/2010/12/11/tariq-ali/the-nobel-war-prize/

For the record, Liu Xiaobo has stated publicly that in his view: (a) China's tragedy is that it wasn't colonised for at least 300 years by a Western power or Japan. This would apparently have civilised it for ever; (b) The Korean and Vietnam wars fought by the US were wars against totalitarianism and enhanced Washington's 'moral credibility'; (c) Bush was right to go to war in Iraq and Senator Kerry's criticisms were 'slander-mongering'; (d) Afghanistan? No surprises here: Full support for Nato's war. He has a right to these opinions, but should they get a peace prize?

Na caixa de comentários, alguém transcreve o princípio do prémio Nobel "...and one part to the person who shall have done the most or the best work for fraternity between nations, for the abolition or reduction of standing armies and for the holding and promotion of peace congresses."

É evidente que a China é um atropelo aos direitos humanos, mas a Paz a que se refere o prémio Nobel é mais relativa a algo entre povos (ex. China e Tibete... pergunta bónus: estaria o ocidente pronto a aceitar uma teocracia medieval tibeatana? creio que sim...)

Finalmente, liberdade de expressão é um dos mais elevados valores dos direitos humanos. Assange foi caçado e nunca será prémio Nobel de coisa nenhuma.

(Portanto, mais do que um deslize sobre o colonialismo temos alguém que apoia a Guerra do Iraque e do Afeganistão... a par da anterior prémio Nobel a Obama leva-nos à conclusão de que já vivemos a distopia orwelliana de fazer a guerra para manter a paz. No meu caso, não sentindo qualquer respeito pelo movimento internacional pacifista, penso que o prémio Nobel, por definição, a ele deveria ser dedicado.)

Anónimo disse...

"Mais um recado aos tontos"

um título preciso, visto o conteúdo do texto.
o texto é delirante e retorcido. faz amálgamas indevidas e trata as posições de fundo de xiaobo como lances infelizes a lamentar.
mas por muito que vos custe a china está sob ameaça colonial. quem conheça´minimamente a hist. da china sabe o que isso significa. fechem os olhos a isto, assobiem para o ar e tentem convencer-se a vós mesmos do contrário. ignorem as ligações de xiaobo aos eua, os seus gostos políticos de extrema-direita e o seu apoio às guerras coloniais do capital. sim, façam tudo isso. e nunca deixem de escrever "recados aos tontos": a correspondência que trocam é sempre instrutiva.

cuidado, a coberto do anonimato troquei de computador. digam ao esbirro para anotar o novo IP e fichar os novos dados.
Até mais ver. Já não volto aqui, depois de provar a vossa democracia.

Luis Rainha disse...

Atenção a um pormenor: este não é o site do comité do Nobel da Paz. Não me cabe (nem coube) decidir da justiça do prémio; apenas estar solidário com quem se encontra há anos preso pelas suas opiniões. Ainda (ou mesmo sobretudo) que não concorde com todas elas.
Custa-vos mesmo a entender que me possa solidarizar com um oprimido que não comunga das minhas ideias? Ah, pois é; trata-se disso mesmo.

Luis Rainha disse...

Quanto a isso dos IPs, repare que esta plataforma nem sequer permite tal manobra.

LAM disse...

"digam ao esbirro para anotar o novo IP e fichar os novos dados."

xii, esta gente traz escola...