20/05/12

Os fascistas de Mussolini - mais parecidos com o Bloco de Esquerda ou com a direita clássica?

A respeito da já famosa discussão sobre o fascismo, o socialismo, etc, o "insurgente" Ricardo Lima alega que em "Itália, o programa político do PNF de Mussolini não difere muito do que seria o programa político de um Bloco de Esquerda à época."

[Adenda: entretanto, o Ricardo Lima alterou o texto original para "Na Itália, o programa político do PNF e o manifesto do fascista de Mussolini não diferem muito do que seria o programa político de um Bloco de Esquerda à época"; o "Manifesto dos Fáscios Italianos de Combate", escrito em 1919, tem efectivamente uma carga "de esquerda"; mas não me parece - como procurarei demonstrar neste post - que seja o caso do programa do Partido Nacional Fascista, escrito em 1921]

Vamos lá ver (aliás, se com "um Bloco de Esquerda à época" o Ricardo Lima quer dizer "um partido marxista não alinhado com a linha oficial soviética", penso que o então chamado "Partido Comunista de Itália" até poderia contar - foi um dos PCs em que nos primeiros anos o Komintern travou uma das lutas mais duras para afastar os "esquerdistas" da direcção).

Vou usar a tradução do Google (pode ter falhas).




"A nação não é a simples soma de indivíduos vivos e nem o instrumento dos partidos para seus próprios fins, mas um corpo composto por um número indefinido de gerações em que os elementos individuais são transitórios, é a síntese suprema de todos os valores tangíveis e intangíveis do estoque."

Muito mais Edmund Burke do que "Bloco de Esquerda".

"O estado é a personificação jurídica da nação. As formas são eficazes as instituições políticas como valores nacionais encontrará expressão e proteção.

Os valores do eu individual e aqueles comuns à maioria das pessoas, expresso em pessoas colectivas organizadas (famílias, comunidades, empresas, etc.), Deve ser promovida, desenvolvida e defendida, mais uma vez como parte da nação a que estão subordinados. "


Banalidades que qualquer partido pode dizer que defende (na verdade, se alguém sai desse consensos são os marxistas, que acham que o Estado é o instrumento da violência de classes, que a "nação" é um valor burguês, e assim por diante)

"Il Partito Nazionale Fascista afferma che nell'attuale momento storico la forma di organizzazione sociale dominante nel mondo è la Società Nazionale e che legge essenziale della vita nel mondo non è la unificazione delle varie Società in una sola immensa Società: " L'Umanità ", come crede la dottrina internazionalistica, ma la feconda e, augurabile, pacifica concorrenza tra le varie Società Nazionali." (aqui vai a versão italiana que a tradução do google não tem pés nem cabeça)

Se o RL dissesse que um comunista "tradicional" poderia subscrever isso, ainda vá lá; mas um "Bloco de Esquerda"? Um "bloquista" chamaria a isso "nacionalismo pequeno-burguês" - afinal, hoje em dia a sugestão do BE para a crise europeia é uma maior integração da UE (os eurobonds e afins); e, nos anos 20, a razão porque os "esquerdistas" que controlavam o PCd'I insistiam na expressão "de Itália" em vez de "Italiano" (o nome adoptado mais tarde, quando os ortodoxos tomaram conta do partido) era exactamente porque achavam que o Partido Comunista era o mesmo partido no mundo inteiro (logo não seriam um partido "italiano", apenas acontecia estarem em Itália).

"O estado é reduzido às suas funções essenciais de uma política e jurídica."

Liberalismo tipico.

"O Estado deve investir na capacidade e responsabilidade, dando associações também para as corporações profissionais e os direitos econômicos dos eleitores para o corpo dos Conselhos Técnicos Nacionais.

Consequentemente deve ser limitado aos poderes e funções atualmente atribuídas ao Parlamento. A competência do Parlamento dos problemas que afetam o indivíduo como um cidadão do Estado e do Estado como órgão de realização e defesa dos supremos interesses nacionais, a responsabilidade dos Conselhos de Nacionais problemas técnicos que se relacionam com diversas formas de atividades de indivíduos em sua Como um fabricante."


OK, aqui admito que tem algumas semelhanças com a ideia da extrema-esquerda de substituir o parlamento burguês por Conselhos Operários eleitos com base no local de trabalho.

O Estado é soberano e que a soberania não pode e não deve ser afectada ou diminuída pela Igreja para a qual devemos garantir a mais ampla liberdade no exercício do seu ministério espiritual.


O Partido Fascista Nacional faz a sua atitude em face de formas individuais de instituições políticas, os interesses morais e materiais da nação entendido em sua realidade e seu desenvolvimento histórico.

Banalidades.

As empresas devem ser promovidas de acordo com dois objectivos fundamentais: isto é, como expressão de solidariedade nacional e como meio de desenvolvimento da produção.

As corporações não tem que tendem a abafar o indivíduo na comunidade arbitrariamente nivelamento das habilidades e pontos fortes do indivíduo, mas sim para melhorá-los e desenvolvê-las.


Banalidades - coisas muito parecidas poderiam ser ditas por um democrata-cristão, p.ex.

"O Partido Nacional Fascista pretende agitar os seguintes postulados para as classes trabalhadoras e de escritório:

1) A promulgação de uma lei estadual que consagra o dia para média de todos os funcionários "legal" de oito horas, conectar todas as isenções recomendadas pelas necessidades agrícolas ou industriais.

2) A legislação social atualizado para as necessidades de hoje, especialmente no que diz respeito acidentes, invalidez e velhice dos trabalhadores agrícolas e industriais ou impiegatizii, a menos que a produção vacila.

3) Um representante dos empregados na operação de cada indústria, na medida em que respeita ao pessoal.

4) Confiar a gestão de indústrias ou serviços públicos aos sindicatos que são moralmente digno e tecnicamente preparados.

5) A propagação de pequenas propriedades nessas áreas e para aquelas culturas que permitem de forma produtiva. "


Os pontos 3 e 4 têm realmente uma carga esquerdistas; os 1, 2 e 5 parecem-me típicos de um movimento "centrista", com muito "uma no cravo, outra na ferradura" (limite de 8 horas, excepto nas industrias em que é melhor não se aplicar; protecção aos trabalhadores reformados, a menos que a produção vacile, etc.)

"O Partido Nacional Fascista pretende elevar a dignidade trajes completos políticos para que a moralidade pública e privada deixará de estar em contraste com a vida da nação.

Ele aspira à honra do governo supremo do país para restaurar o conceito ético que os governos devem administrar não público, no interesse do partido e patrocínio, mas no interesse nacional supremo.

Ele deve ser restaurado o prestígio do Estado Nacional do Estado que não é indiferente para ajudar com o início eo excessivo poder das forças que minam ou pelo menos ameaçam enfraquecer materialmente e espiritualmente a equipe, mas zeloso guardião e defensor e propagador da tradição nacional, sentimento nacional , a vontade nacional.

A liberdade do cidadão encontra um duplo limite: a liberdade de outras pessoas físicas e jurídicas em direito soberano da nação para se viver e se desenvolver.

O Estado deve promover o desenvolvimento da nação, não monopolizar, mas cada trabalho teve como objetivo promover o progresso ético, intelectual, religiosa, artística, jurídica, social, econômico, fisiológico comunidade nacional. "


Banalidades.

"Itália reafirma o direito de explorar todas as unidades históricas e geográficas, mesmo que ainda não chegou, para cumprir a sua função como um baluarte da civilização latina nos Estados do Mediterrâneo sobre os povos de diferentes nacionalidades ligados à Itália e equilíbrio estável do império de sua lei, dá uma boa proteção para os italianos no exterior, que deve ser dado o direito de representação política.

O fascismo não acredita na vitalidade eo príncipe que inspirou a Liga chamado de Nações, porque nem todas as nações são representadas, e aqueles que estão lá estão em pé de igualdade.

O fascismo não acredita na viabilidade e eficiência do internacional vermelho, branco ou outra cor, porque são construções artificiais e formalista que recolhem pequena minoria de indivíduos mais ou menos convencido por comparação das grandes massas das pessoas que vivem, ou progredindo regredindo, acabam de determinar mudanças nos juros antes que todas as construções internacionalistas são destinados a cair, como os recentes documentos experiência histórica.

A expansão comercial e influência política de tratados internacionais devem tendem a uma maior propagação da italianidade no mundo. Os tratados internacionais devem ser revistos e modificados nas partes que são palesate inaplicável e, em seguida, definir os requisitos de Nacional e Mundial.

O Estado deve reforçar as colônias italianas das instituições do Mediterrâneo e no exterior com comunicações econômicas, culturais e rápida.

O Partido Nacional Fascista defende uma política de relações amistosas com todos os povos do próximo e distante.

A defesa e desenvolvimento da Itália no exterior são confiados a um exército e uma marinha adequada à necessidade e eficácia da sua política de outras nações, incluindo os diplomatas e suas funções corpos e, desde a cultura, tanto da mente e do instalações serão expressas em símbolo e, em substância do tamanho da Itália, em frente do Mundo."


Duvido que um partido estilo BE concordasse com um programa nacionalista/imperialista desses.

"O Partido Nacional Fascista irá atuar:

1) Por que é sancionada responsabilidades efectivas de pessoas físicas e jurídicas em casos de violação de contratos de trabalho livremente assumidos.

2) Por que é estabelecida e regulada a responsabilidade civil das pessoas nas administrações públicas e administradores de sua negligência em qualquer comparação entre o dano.

3) Por que é o imposto de publicidade sobre o lucro tributável e determinação dos sucessores de valores a fim de permitir um controlo sobre as obrigações financeiras de todos os cidadãos para o estado.

4) Para qualquer intervenção estatal, o que tornava absolutamente necessário para proteger a certos ramos da indústria, agricultura e manufatura da concorrência externa muito perigoso, é susceptível de estimular as energias produtivas do país, não para assegurar uma exploração parasitária de ' economia nacional por grupos plutocráticos. "


O ponto 4 hoje em dia seria realmente mais normal na esquerda, mas também não é raro na direita (ainda nos anos 50 Margaret Thatcher andava a escrever artigos a favor do proteccionismo); os outros parecem-me largamente banais.

"Será objectivos imediatos do Partido Nacional Fascista:

1) A consolidação dos orçamentos estaduais e locais, incluindo organismos públicos através de economias rigorosas em todos os organismos ou parasitas proliferam e despesas não estritamente necessários para o bem dos indivíduos ou de necessidade de natureza geral.

2) A descentralização administrativa para otimizar os serviços e para facilitar a evacuação da burocracia, mantendo a sua forte oposição a qualquer regionalismo político.

3) A proteção rigorosa do dinheiro dos contribuintes, eliminando qualquer benefício ou favor, pelo Estado ou outros órgãos públicos, aos consórcios, cooperativas, indústrias, clientelismo e outros, incapaz de sua própria vida e não é essencial para a nação.

4) A organização simplificação tributária e distribuição de impostos de acordo com um critério de proporcionalidade, sem partidarismo a favor ou contra esta ou aquela classe de cidadãos, e não de acordo com conceitos de progressividade spogliatrice.

5) A oposição à demagogia que desencoraja iniciativas fiscais e financeiros ou de fontes isterilisca de poupança e de produção doméstica.

6) O término da política de obras públicas abborracciati concedidos por razões eleitorais e também por alegadas razões de ordem pública, ou não rentável para a sua distribuição muito esporádica e fragmentada.

7) A formação de um plano abrangente de obras públicas como as novas necessidades económicas, técnicas, plano de nação militar que se propõe, principalmente para:

a) completar e reorganizar a rede ferroviária italiana, reunindo as melhores linhas regiões resgatados da península, bem como as comunicações internas da península em si, especialmente os longitudinais de sul para norte através da Apeninos;

b) acelerar na medida do possível, a eletrificação de ferrovias em geral e à exploração de energia hidrelétrica, colocando as bacias de montanha, também em favor da indústria e da agricultura;

c) fixar e ampliar a rede rodoviária, particularmente no Sul, onde esta é uma preliminar necessária para a resolução de muitos problemas económicos e sociais;

d) Estabelecer e fortalecer as comunicações marítimas com o continente de um lado e as ilhas ea costa oriental do Adriático e do Mediterrâneo nossas outras colónias, e entre o norte eo sul da Península de si, tanto como uma ajuda para a rede ferroviária, tanto para incentivar os italianos a navegação;

e) os custos e concentrar esforços em pochi'porti de três mares, fornecendo-lhes todas as ferramentas modernas; lutar e resistir contra as particularidades locais, especialmente no domínio das obras públicas, são devido à dispersão de esforços e um obstáculo à grande obras de interesse nacional.

8) Voltando para companhias industriais privadas cuja gestão o Estado revelou-se inadequado, especialmente telefones e caminhos de ferro (por incentivar a concorrência entre as grandes linhas e distingui-los dos locais linhas esercibili com métodos diferentes).

9) Renúncia ao monopólio dos Correios e Telégrafos para que a iniciativa privada poderia complementar e, eventualmente, substituir a serviço do governo. "


Tirando o ponto 7, isto não difere muito do que seria o programa político de um CDS/PP à época.

"O fascismo reconhece a função social da propriedade privada, que é tanto um direito e um dever. É a forma de administração que a empresa tem historicamente delegada a indivíduos a aumentar os activos da empresa.

O Partido Nacional Fascista na frente dos projetos de reconstrução socialista baseada economia preconceituosamente coletivista, coloca-o no chão da realidade nacional e histórica não permite que um único tipo de economia agrícola ou industrial "e é em favor dessas formas - Sejam eles individualista ou qualquer outro tipo - que assegurar o máximo ea produção máxima de bem-estar.

O Partido Nacional Fascista defende um regime que estimular iniciativas e energias individuais, que formam o fator mais poderoso e activo na produção econômica) promove o crescimento da riqueza nacional com a renúncia absoluta de toda a maquinaria pesada, cara e não econômico de statizzazioni , socializações e municipalizzazioni, etc. O Partido Nacional Fascista apoiará qualquer iniciativa que tendem, portanto, a uma melhoria da sua produção, que visa eliminar todas as formas de parasitismo ou categoria individual.

O Partido Nacional Fascista irá atuar:

a) porque eles são governados incomposte as lutas dos grupos de interesses e classes, e, em seguida: o reconhecimento legal de responsabilidade conseqüente de trabalhadores e patronais;

b) para ser consagrado e executadas, de qualquer maneira, a proibição de greves em serviços públicos com criação simultânea de tribunais de arbitragem constituída por um representante do Poder Executivo, um representante da classe ou de trabalho de colarinho branco no conflito e um representante do público que paga. "


A tradução é um pouco confusa, mas parece-me mais direita tradicional do que BE.

"Política de Escola

A escola deve ter para o objectivo geral de formação de pessoas capazes de assegurar o progresso económico e história da nação, para elevar o nível moral e cultural do solo e por todas as classes para desenvolver os melhores elementos para garantir a renovação contínua das classes dominantes.

Para este efeito as seguintes medidas são urgentemente necessárias:

1) Intensificar o combate contra o analfabetismo, construção de escolas e estradas de acesso e obtenção de autoridade por parte do Estado, todas as medidas que se revelarem necessárias.

2) Extensão da escolaridade obrigatória até ao sexto ano incluído nos municípios são capazes de fornecer as escolas necessárias e para todos aqueles que, após exames finais não seguem o caminho da escola, o ensino obrigatório até a quarta série incluído, em todos os outros municípios.

3) caráter estritamente nacional da escola para que ele também se preparar fisicamente e moralmente nos futuros soldados da Itália, para este controle estatal rígido dos programas, a escolha dos mestres, em seu trabalho, especialmente em cidades dominadas por partidos anti-nacional.

4) do ensino secundário e universitário a liberdade, a menos que o controle estatal dos programas de educação e do espírito e, a menos que o dever do Estado fornecê-lo educação pré-militar, para facilitar a formação de oficiais.

5) Escola Normal informou os mesmos critérios estabelecidos para a escola em que os futuros professores se destinam: portanto, também para o estritamente institutos nacionais de onde saem professores do ensino fundamental.

6) Profissional, industrial e agrícola orgânica plano estabelecido por meio da assistência financeira e experiência dos fabricantes e agricultores, a fim de aumentar a capacidade produtiva do país e para criar a classe média de técnicos entre os artistas e diretores da produção . Para este efeito, o Estado irá integrar e coordenar as iniciativas privadas, substituindo-os onde falta.

7) caráter essencialmente clássica de ensino fundamental e médio, reforma e unificação das mais baixas para que todos os alunos que estudam latim, francês já não é a única subsidiária para o idioma italiano: escolher e adaptar os segundos subsidiários língua as necessidades de cada região, especialmente as de fronteira.

8) A unificação de todas as instituições de caridade, escolas, bolsas e similares, em uma de controlada e integrada pelo Instituto, que escolhe entre os alunos muito elementares mais inteligentes e dispostos e garantir o seu ensino superior, impondo, se necessário, "egoísmo de seus pais e oferecendo um subsídio razoável nos casos onde for necessário.

9) emolumentos e moral dos professores e dos professores, bem como oficiais do Exército, como educadores militares da nação, como para assegurar-lhes a proteção de sua dignidade e meios de reforçar a sua cultura, e para inspirá-los e pública nacional-consciência da importância da sua missão. "


De novo, a tradução é confusa, mas parece-me defender uma combinação de ensino estatal centralmente dirigido até ao 9º ano e ensino privado a partir daí. Aplicando isso à divisão tradicional esquerda/direita - por norma, tanto a direita como a esquerda tem uma atitide ambigua face ao papel do Estado na gestão escolar: a esquerda costuma defender o ensino estatal combinado com a famosa "gestão democrática das escolas" (direcções colegiais eleitas e afins); a direita defende o ensino privado e, ao mesmo tempo, um mais rígido controle governamental sobre o que permanecer público (com directores nomeados e coisas do género). Por aí (e talvez por culpa da tradução confusa) não é muito fácil classificar o programa do PNF como mais à direita ou mais à esquerda.

"La Giustizia

Vanno intensamente promossi i mezzi preventivi e terapeutici della delinquenza (riformatori, scuole per i traviati, manicomi criminali, ecc.). La pena, mezzo di difesa della Società nazionale lesa nel diritto, deve adempiere normalmente la funzione intimidatrice ed emendatrice: i sistemi penitenziari vanno, in considerazione della seconda funzione, igienicamente migliorati e socialmente perfezionati (sviluppo del lavoro carcerarìo).

Vanno abolite le magistrature speciali. Il Partito Nazionale Fascista si dichiara favorevole alla revisione del codice penale militare.

La procedura deve essere spedita."
(a tradução do Google é tão confusa que fica melhor o original).

O tom geral parece de "dureza com o crime" e julgamentos sumários; temas mais típicos da direita - apenas a abolição dos tribunais militares me parece mais para a esquerda.

"A defesa nacional

Todo o cidadão tem a obrigação de serviço militar. O Exército deve começar a moldar a nação na qual cada indivíduo Exército vigor, produção coletiva, econômica, industrial e agrícola está totalmente enquadrado com vista para os supremos interesses nacionais.

Objetivo, o Partido Nacional Fascista defende a ordenação imediata de um exército em formação completa e perfeita, por um lado, para também acompanhar, alerta Commons, as fronteiras conquistar, e, tendo o país preparado, treinado e classificados, os espíritos, os homens e os meios que a nação é capaz de expressar, em seus infinitos recursos, a hora do perigo e da glória.

Para os mesmos fins do Exército, em conjunto com as escolas e as organizações desportivas, desde os primeiros anos deve dar ao corpo e ao espírito das atitudes do cidadão e educação para a luta eo sacrifício para a Pátria. (Pre-militar educação)."


Ideias muito mais típicas da direita do que da esquerda.

0 comentários: