07/05/12

Quem entregou o poder a Hitler?

A respeito de quem é irmão de quem, convém recordar quem é que, a 23 de Março de 1933, votou no parlamento alemão para entregar plenos poderes a Adolf Htler.

A favor:
Contra:
  • Partido Social-Democrata
  • Partido Comunista (tecnicamente, não votou contra porque os deputados estavam todos presos)
I rest my case

5 comentários:

Libertário disse...

Quem entregou o poder a Hitler foi uma parte substancial do povo alemão.
Não se pode ficar por esse dado factual dos votos no Parlamento. A culpa não é só das elites, das classes dominantes, pois sempre que o povo cede aos interesses das classes dominantes é cumplice dessas políticas. Só assumindo que as pessoas, ou se quisermos as classes dominadas, podem dizer não é que podemos assumir a possibilidade de uma mudança radical das sociedades humanas.

Dédé disse...

Ou seja, segundo o Libertário, os fdp (de filhos da puta) que entregaram o poder a Hitler, "estavam apenas a cumprir ordens".

Anónimo disse...

o rui carmo até pode ser liberal, mas pelo que escreve no insurgente aborda menos as questões económicas que as raciais/culturais. é sempre a favor das intervenções de guerra americanas/ocidentais, dá a entender não raras vezes que acha o ocidente culturalmente mais "avançado" que os povos bárbaros e por isso mesmo deve ser chamado a repor a ordem sempre que a ordem dominante abana em qualquer parte do mundo. não duvido que encaixa no perfil de um "liberal" que teria votado no hitler se fosse alemão.

xatoo disse...

é interessante verificar nestas comparações subjectivas quanto as condições objectivas a que o povo está sujeito são desconsideradas...
Ontem ao ouvir o lider dos neonazis gregos não podemos sentir outra coisa senão um arrepio de perplexidade: "a Junta de ajuda aos bancos tem de ser varrida do Poder, o povo grego tem de recuperar a sua soberania livrando-se da ocupação dos fundos financeiros globais", dizia ele.
Acho que a situação hoje é exactamente a mesma que Hitler tinha na Alemanha, cujo povo estava sujeito a pagar exorbitantes quantias aos vencedores da guerra lançando o povo em condições desumanas.

Anónimo disse...

Que terá o anti-semita e defensor de fascismos médio-orientais Xatoo contra os nazis?