16/09/12

Mais uma intrépida medida de resistência anti-imperialista do regime de Teerão


A fundação religiosa iraniana que em 1989 pôs a prémio a cabeça de Salman Rushdie, aumentou para 3,3 milhões de dólares, depois da agitação suscitada no mundo muçulmano por um filme islamófobo, a recompensa pelo homicídio desse autor britânico.

A Fundação 15 de Khordad pusera a prémio a cabeça de Rushdie em Fevereiro de 1989, na sequência de uma fatwa (decreto religioso) do imam Khomeiny (…) incitando todos os muçulmanos a matar o escritor que publicara Os Versículos Satânicos, livro considerado blasfematório.

A recompensa prometida por esta organização próxima do poder foi aumentada em 500 000 dólares, para o montante de 3,3 milhões de dólares, segundo declarou o seu chefe Hassan Sanei num comunicado citado pelas agências de imprensa locais Fars, Mehr e Isna. "Enquanto a ordem histórica de Khomeiny condenando à morte o apóstata Salman Rushdie (…) não for executada, continuarão os ataques (contra os islão), como o desse filme ofensivo [A Inocência dos Muçulmanos]", declarou o aiatola Sanei.

"A ordem de matar Rushdie foi dada para extirpar as raízes da conspiração anti-islâmica, e seria muito apropriado executá-la neste momento. É por isso que acrescento 500 000 dólares à recompensa pela morte de Rushdie", acrescentou.

(Traduzido da edição em linha de Le Monde.)


1 comentários:

Anónimo disse...

A paranóia política iraniana gera psicose homicida terrorista de alta voltagem em torno da liberdade de expressão de Rushdie e de um cineasta norte-americano. O filme- a Inocência dos Muçulmanos - foi realizado por um arábe-americano Nakoula Basseley Nakoula, que vive na Califórnia. Com um cadastro ligeiro por crimes de fraude bancária,Nakoula está a ser responsabilizado moralmente nos EUA por estar na origem de uma onda de violência e predação no Médio Oriente, África e Magrebe contra embaixadas USA e de outros países ocidentais. Será que existem ligações entre o cineasta e a pôle de tendências islamofóbicas da direita yankee que cercam Mitt Romney, prestando-se a ajudar a queimar a imagem consensual da diplomacia árabe da administração de Obama ? Niet