16/09/12

Quantos metros quadrados ocupa um manifestante?

Uma discussão recorrente em dias de manifestações.

Eu andei fazendo uma medidas - se uma pessoa medir 60 cm de envergadura largura (eu meço 47) e 40 cm das costas ao fim da barriga (eu meço 32), ocuparia 0,24 m2. Claro que isto seria se as pessoas nas manifestações ficassem coladas umas às outras. Se assumirmos que numa manifestação 2/3 da área está vazia e 1/3 está ocupado por pessoas, temos um manifestante por 0,72 m2.

Outra maneira de vermos a coisa é pensarmos qual a distância entre os manifestantes - se assumirmos que um manifestante está a meio metro da pessoa que está ao seu lado e a meio metro da pessoa que está à sua frente temos, por manifestante - largura: 110 cm (60+50); comprimento: 90 cm (40+50); área: 0,99 m2 (ok, 1 m2). Um problema de um cálculo destes é que muda muito com pequenas alterações das premissas - se o meio metro passar para 40 cms, a área já é de (60+40)*(40+40)=0,8 m2


Temos aqui uma fotografia de uma manifestação (em Portimão, junto ao café "Casa Inglesa"), mas não é muito fácil estimar a distância entre as pessoas; se as pessoas fotografadas medirem cerca de 1,80, dá-me a ideia (fazendo umas medidas com uma régua...) que a distância de ombro a ombro será de 30 cms.

Assim, a área será de (60+30)*(40+30)=0,63 m2.

De qualquer forma, a minha estimativa para a questão original será algures entre 0,6 m2 e 1,2 m2

11 comentários:

São Canhões? Sabem mesmo a manteiga... disse...

temos um manifestante por 0,72 m2 é a densidade das câmaras de gás com muita gente

os alemães propõem 1,8 metros quadrados para o pessoal nos transportes públicos

é que em densidades elevadas desata tudo à bordoada

a área mínima em termos sociais
são 80 centímetros por 80...

logo 0,64 mas não recomendo
foi a do massacre no célebre jogo dos anos 80...
basta tropeçar um morte por esmagamento

500 mil...pois disse...

500 mil x 0,80 = 400 mil metros quadrados

são só 400 metros por um quilómetro
e 60 a 80 mortos por asfixia

morreram quantos?

densidade de 0,4 pessoas/metro quadrado ó coiso é a da manif no monumento a washingtonelada

I have a dream...pôr um manif em 0,7...

a envergadura em anatomia é a maior distância medida entre as pontas dos dedos médios de cada mão esticadas aos lados do corpo

47 centímetros bolas és a twiggy?

Miguel Madeira disse...

"47 centímetros bolas és a twiggy?"

Bem, eu imagino que uma envergadura de 47 cms seria menos de twiggy e mais de alguém sem braços ou de braços muito pequenos.

Miguel Madeira disse...

"é que em densidades elevadas desata tudo à bordoada"

Não se esqueça que uma manifestação não é um ajuntamento social qualquer - é um grupo de pessoas auto-selecionada por uma causa comum, o que faz com que consigam suportar maiores densidades do que no seu dia-a-dia.

Manuel Vilarinho Pires disse...

Havia uma empresa espanhola, a Lynce, que se dedicava à contagem de pessoas em ajuntamentos e manifestações, com base, principalmente, na análise de fotografias, e mantinha um site com a explicação e os resultados das análises que fazia.
Infelizmente, parece não ter havido negócio nestas contagens e a empresa fechou.
O site, apesar de amputado de conteúdos, como parte das fotografias, ainda lá está. Neste caso específico, a contagem das pessoas na missa papal de Fátima de 2012:
http://lynce.es/es/manifadetalle.php?cod=37
A norma era de as estimativas da polícia serem substancialmente inferiores às da organização dos eventos, e das contagens da Lynce substancialmente inferiores às estimativas da polícia.
Com a experiência de contagens que desenvolveram, chegavam a admitir 2 pessoas por metro quadrado em espaços muito preenchidos.
O que, aplicado à Avenida dos Aliados, que terá cerca de 20.000 metros quadrados, dificilmente chega aos 100.000 manifestantes que foram divulgados na comunicação social.

Anónimo disse...

Admitindo a "compressão máxima" de 0,6 m2 por manifestante, 500 000 pessoas ocupariam 300 000 m2, o equivalente a 40 estádios de futebol ou a 10... Praças de Espanha.

Miguel Madeira disse...

Nisso será conveniente distinguir entre manifestações e concentrações: numa manifestação, mesmo que em cada instante nunca cheguem a estar "n" pessoas num sitio, as pessoas vão mudando de instante para instante (logo no final podem ter estado mais que "n"); por outro lado, numa manifestação é densidade será menor (já que para andar é preciso mais espaço à frente)

Manuel Vilarinho Pires disse...

Miguel, estou convencido que a empresa teria todos esses considerandos em conta.
Mas, uma vez que ninguém se interessou pelas suas contagens, a história vai-e fazendo de registos de estimativas fantasiosas, nem sempre desinteressadas.
De qualquer modo, a polícia, mesmo parecendo que, como orgão não completamente dissociável do Governo, parece poder ser parte interessada na propaganda baseada nas contagens, costuma fazer estimativas mais aproximadas da realidade do que os organizadores.

Miguel Madeira disse...

Fazendo uma medida no google (no maps, não no Earth, que é mais preciso mas não cabe no meu computador), o percurso da manifestação parece-me de 175.000 m2. Claro que isto por si pouco nos diz - uma manifestação pode ser maior que o seu percurso (se quando a frente chega ao fim ainda houverem pessoas que não partiram) ou mais pequena (se quando a frente chega ao fim a cauda já vai no meio).

Como eu estive em Portimão, não em Lisboa, não me posso pronunciar sobre estes considerandos.

Libertário disse...

Este tipo de discussões tem muito de pitoresco, além de sua inutilidade: só a polícia e o governo podem ter interesse em conhecer números exactos.
O que é importante é o facto político em si mesmo, que uma manifestação convocada fora do quadro partidário, tendo a ajuda dos meios de comunicação, tenha levado algumas centenas de milhares de cidadãos às ruas, com uma grande diversidade política e sociológica.
Estas manifestações demonstram que todos os Povos reagem quando encurralados pelos actos de guerra dos grupos dominantes. Centenas de milhares de cidadãos comuns nas ruas impede qualquer projecto salazarento de "viver normalmente" ou seja deixar os poderosos em paz.

João Branco (JORB) disse...

Miguel, dá-me a ideia que olhara para 1 pessoa e extrapolar dê erros maiores do que fazer o seguinte:

olha para um pedaço da fotografia de área conhecida (digamos, um quadrado de 10 por 10 : 100 metros quadrados) e contar quantas pessoas estão lá. 50 ?

E partir por aí. Ou seja, em vez de ver quantos metros quadrados ocupa uma pessoa, verificar sim, quantas pessoas ocupam 100 metros quadrados e extrapolar daí.

Eu diria que em Lisboa estiveram 130 000 e no porto 50 000 se tivesse que apostar.