17/09/15

Síria: o país menos democrático do mundo?

Segundo o Observador, a Síria será "o país menos democrático do mundo", citando o chamado Democracy Ranking 2014[PDF].

Longe de mim qualquer simpatia pelo regime sírio, mas tanto o ranking como sobretudo o artigo parecem-me não fazer grande sentido; se forem ler o tal ranking com atenção, verão que lá diz, no fim, que «Please note: The Democracy Ranking 2014 covers countries that are categorized by Freedom House as “free” or “partly free” in the years 2012 and 2013. Therefore, scores for Bahrain, China, Egypt, the Russian Federation, Syria, and Yemen are “virtual scores”.»

Ou seja, o tal ranking é, aparentemente, só para países considerados “livres” ou “parcialmente livres”, e mais a China, Síria, Rússia, Egito, Síria, Iémene e Barhein (não se percebe muito bem porque adicionar esses e não outros); portanto a Síria, quando muito, será apenas o menos democrático dessa seleção arbitrária de países (Arábia Saudita, Turcomenistão, Angola, Cuba, Guiné Equatorial, Coreia do Norte, Birmânia, Afeganistão, Bielorrússia, etc. nem estão incluídos na listagem).

Alguém com uma mente conspirativa até poderia achar que esse índice, que junta os países "livres" e "parcialmente livres" com a China, Síria, Rússia, Egito, Síria, Iémen e Barein, quase que parece um índice feito de propósito para na lista dos "piores" países aparecerem, ou aqueles em que se quer fazer uma invasão humanitária da NATO, ou aqueles cujo líder é o "novo Hitler" do momento (a Síria é capaz de contar nas duas categorias). Eu pessoalmente hesito entre esta hipótese ou ser apenas um reflexo condicionado dos autores ("este país costuma aparecer/tem aparecido muito na televsão? Vamos incluí-lo").

1 comentários:

Niet disse...

M.Madeira: E como explica- a não ser pelos menandros de uma obscena e hegeliana maldição da razão...politica- a inclusão da Siria de Bachar na grande coligação americano-russa mais Otan e os grandes estados teocráticos do Golfo na ofensiva iminente contra o Estado Islâmico? Isso,sim, uma prova incomensurável da psicose actual do Mundo, meu caro. Niet