19/09/10

Alegre e as expulsões de ciganos em França

O candidato presidencial Manuel Alegre manifestou-se hoje, sábado, "preocupado" com as recentes expulsões de ciganos em França, dizendo tratar-se de "um mau sinal" de "xenofobia" e da tentativa de se encontrar "um bode expiatório".

5 comentários:

Zé Neves disse...

Miguel,

Sim, mas e sobre o voto dos deputados do PS?

abç

Miguel Serras Pereira disse...

Caríssimo Miguel C,

as declarações vêm tarde e são bastante frouxas.
Com efeito, parece-me muito pouco e demasiado complacente dizer (como consta de outro passo da notícia que citas):
‹"Não se podem fazer comparações que já foram feitas", declarou, numa referência crítica indirecta à posição da comissária europeia Viviane Reding, que foi alvo de ataques por ter comparado a expulsão de ciganos ao que se passou na II Grande Guerra Mundial com os judeus› - ou:‹ "Tenho um grande respeito pela França Republicana e democrática, mas parece-me que estas medidas contrariam um pouco esse espírito", sendo que estamos perante ‹"uma decisão de um Governo e não põe em causa aquilo que a França significa para a Europa e para o mundo"›.
Mantêm-se a colagem a Sócrates e a justificação indirecta da orientação de voto seguida pela maioria dos deputados do PS, contra a proposta do BE - com efeito, salta aos olhos que estas declarações e a desautorização/distorção das palavras de VR poderiam ser os considerandos da justificação desse voto contra do grupo parlamentar referido. A "preocupação" aproxima-se demasiado da "compreensão", ou, em todo o caso, está longe de equivaler a uma "rejeição", "repúdio", "firme oposição" às deportações, Se assim não fosse, Alegre diria, como tem feito noutros casos, que "vetaria" qualquer medida legislativa semelhante que lhe fosse apresentada e combateria por todos os meios a sua adopção.
Não poderão os apoiantes da candidatura que repudiam sem meias-tintas a legislação francesa - e entre os quais figuras como exemplo inequívoco e destacado - exigir um pouco mais ao candidato?

Abraço para ti

miguel (sp)

Miguel Cardina disse...

Caro Miguel Serras Pereira,

As declarações foram feitas no sábado, um dia depois da triste figura do PS na AR. Não há como não associá-las. Acho que é bastante clara a posição de Alegre sobre o assunto e não vejo nenhuma colagem indirecta a Sócrates.

O que tu e o Zé Neves pedem é que Alegre eleja o PS como alvo. Acho que seria errado tendo em conta o que está em jogo na campanha presidencial e um tiro no pé, abdicando de facto de um apoio que lhe foi dado a contragosto pelas estruturas socráticas.

O que não podemos é confundir o necessário cuidado político com o silenciamento de posições. Esta, sobre a expulsão de ciganos, ou a da semana passada sobre o visto prévio ao orçamento, demonstram até alguma coragem política.

Zé,
O Defensor Moura votou a favor da moção?

Anónimo disse...

A contra gosto Miguel? Nem tu acreditas verdadeiramente nisso!

Renato

Miguel Serras Pereira disse...

Caro Miguel Cardina,

acho indubitável que o MA se demarca - tal como o governo de Sócrates - das declarações de VR, distorcendo-as: o que ela disse não foi que Sarkozy era igual a Hitler ou que os ciganos estavam a ser deportados para um equivalente de Auschwitz, mas que era inconcebível, depois da Segunda Guerra Mundial, que se tomassem medidas assim.
Se o faz por convicção íntima, subestimando estupidamente o alcance dos acontecimentos, ou para não ofender o núcleo duro governamental do PS, não posso saber ao certo: mas o resultado é o mesmo. E o gesto também NÃO é - por mais voltas que se lhe dê - o de alguém que está disposto a combater até às últimas consequências e radicalmente contra medidas que são indiscutivelmente discriminatóruas e a negação inequívoca da universalidade dos direitos e garantias associados à cidadania europeia.
Dispenso-me de argumentar mais e remeto para o teu post anterior sobre o PS e Sarkozy: condensa talvez o essencial das razões porque considero a posição assumida por MA um gesto que se dessolidariza dos que como tu não estão dispostos a engolir em seco o atentado xenófobo e racista de Sarkozy contra as garantias fundamentais.

Democrático abraço

miguel (sp)