12/04/11

De um "congresso alegremente mentecapto", da "identidade do PS" e da "sua visão do país"

Destaque para a crónica — a ler na íntegra — de José Vítor Malheiros no Público de hoje.

Apesar da imensa cobertura mediática do congresso do PS deste fim-de-semana, os media não contaram a história essencial. Refiro-me à mudança de nome do PS, que abandona a designação de Partido Socialista e passa agora a adoptar oficialmente a designação pela qual já era informalmente conhecido: Partido de Sócrates. A alteração tem o inconveniente de manter a mesma sigla, mas a designação alternativa Partido do Zé, defendida com o habitual brilho intelectual por António Vitorino, não colheu o apoio dos congressistas. O que importa é que, depois deste congresso, ficou mais clara a identidade do PS e mais bem definida a sua visão para o país.
(…)
Já sabíamos que no PS de Sócrates as críticas e as dissidências eram malquistas e se pagavam caro. Agora sabemos que o unanimismo foi assumido pelo partido como um valor nuclear. A justificação é o acosso da esquerda e da direita, mas os estalinistas também não tinham falta de argumentos para defender o encobrimento e a participação nos crimes do regime. Não há muitas ideias políticas mais suspeitas do que este "sigamos com uma obediência cega e num silêncio servil o nosso líder autocrático porque estamos cercados", mas foi esse o moto que o PS decidiu escolher. Tal como preferiu o deleite autocomplacente (Ana Gomes foi uma das raras excepções) ao mínimo olhar crítico sobre a realidade.
(…)
Uma das explicações para este congresso alegremente mentecapto e de glorificação do líder é, simplesmente, que alguém tenha posto alguma coisa na água. Outra explicação possível é que o PS seja só isto.

2 comentários:

Anónimo disse...

Quantas vezes o PS já mudou de nome???

O PS já mudou várias vezes de nome.Foi, desde logo, durante décadas Partido Soarista, depois já foi Partido da Sacristia. Não esqueça que já trocou o vermelho pelo rosa, abriu o punho e pegou na rosa. Trocou a Internacional pela Portuguesa. Meteu o socialismo na gaveta, recebeu malas de notas pelos cafés de Lisboa (a ordem dos factos já não me recordo). Jantou sempre que pode, em 74-75, com o srº Carlucci da CIA, obviamente que depois também, e por aí fora...Se não tivesse alzeimer ia-me lembrar do resto!
O Sócrates é só mais um na lista. Quem será o próximo?

Fernando Torres disse...

Há já alguns meses que eu, no meu blog, o tinha rebaptizado de "partido Sócrates". Apesar dos tempos de crise, não cobro direitos de autor.