05/05/12

E ainda sobre promoções e feriados

Um dos argumentos a favor da abertura dos supermercados nos feriados, e nomeadamente no 1º de Maio (um dia em que até há pouco tempo era normal fecharem), é de que os trabalhadores são bem pagos para isso - no caso do Pingo Doce, ao que consta, recebem um bónus de 200% e mais um dia de folga.

O paradoxo aqui é que, muito provavelmente, a razão porque os trabalhadores são relativamente bem pagos para trabalhar no 1º de Maio é, exactamente, haver muita oposição na sociedade à ideia dos supermercados abrirem no 1º de Maio. Pondo as coisas de outra maneira - se não houvesse polémica nenhuma sobre a abertura ao 1º de Maio e tal fosse visto como a coisa mais natural do mundo, será que os trabalhadores receberiam o tal triplo do ordenado e mais a folga?

Indo ainda mais longe - quando o trabalho no 1º de Maio for visto como a coisa mais normal deste mundo, está dado o sinal para, num futuro momento de necessidade de aumentar a "competitividade" e "produtividade" (talvez em 2015 a economia esteja ainda pior e o governo conclua que se tem que "reforçar a dose"?), se abolir mais este feriado, e aí é que ninguém recebe mesmo nada a mais por trabalhar nesse dia.

1 comentários:

Diogo disse...

É evidente que as promoções do Pingo Doce no 1º de Maio foram uma forma de achincalhar tanto a data como as pessoas (trabalhadores e consumidores).