22/05/12

É possivel um país ser expulso do euro?

Eu já falei disto há um ano, mas volto a frisar (já que se volta a falar outra vez do assunto)- não é possivel expulsar um país do euro; não há nada nos tratados que permita isso. E, mesmo que houvesse, e a UE decidisse expulsar Portugal ou a Grécia, não havia nada que os impedisse de continuarem a usar o euro como moeda.

Note-se que países não-membros da UE como o Kosovo - um país que penso nem ser reconhecido por todos os membros da UE - ou o Montenegro têm o euro como moeda (e se um senhor da guerra somali ou afegão decidisse usar o euro no seu território ninguém o poderia impedir).

Da mesma maneira, os EUA não podem "expulsar" El Salvador, Equador, o Zimbabwe, etc. do dólar.

O que podemos discutir é se é do interesse da Grécia, de Portugal, etc., continuar no euro, mas pôr-nos fora contra a nossa vontade não podem.

1 comentários:

CN disse...

o Panamá não tem banco central e usam maioritariamente o Usd.

Existe um problema: os bancos e a sua relação com o banco central.
Os bancos precisam da injeção de reservas (financiamento) pelo Banco Central para suportar os depósitos e o investimento em dívida pública.

O caso do Montenegro e do Panamá é um em que os bancos que operam com euros e usd respectivamente, sabem desde o início que não têm apoio ou relação com o BCE e FED e assim a sua actuação já conta com isso.

No caso dos bancos portugueses e pior os gregos, o BCE tem de facto suportado os bancos. Tradução: as reservas parciais dos bancos onde os depósitos estão apenas muito parcialmente cobertos por reservas, são suportadas pela promessa immplicita do BCE.

Sair da UE e do Euro implica resolver esse problema.