22/02/16

A PàF perdeu votos à esquerda para o Bloco?

N'O Insurgente, o Carlos Guimarães Pinto interroga-se se a PáF terá perdido votos ao centro para o PS.

Na minha opimião, será também interessante verificar se terá perdido votos para o Bloco de Esquerda; poderemos tentar testar isso usando o que me pareceu ser a metodologia do CGP: o Bloco de Esquerda ganhou votos nas últimas eleições em relação a 2011. Se, de facto, os tivesse ganho ao PSD então encontraríamos uma correlação entre os votos ganhos pelo BE e os locais onde o PSD teve mais votos em 2011. Em baixo podem ver esta análise. No eixo horizontal temos o resultado (em %) do PSD em 2011 em cada concelho. No eixo vertical temos o aumento dos votos no BE nesse concelho:

A correlação é de 0,42.

Já agora, o mesmo raciocínio para o CDS:


















A correlação é de 0,21.

Fonte dos dados: Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna.

2 comentários:

Carlos Guimarães Pinto disse...

Miguel, fiz uma análise mais cuidada e essa correlação, que também tinha, para o BE, é enganosa. Como em muitos concelhos em que o PSD era forte, o BE é muito pequeno, pequenos aumentos no total da votação (por exemplo de 0,2% para 0,4%) resultam em grandes aumentos % sobre o número total de votos. O que não quer dizer que tenha havido grandes trasnferências da PAF para o BE.

Fiz uma análise a comparar % de votos PAF em 2011 (sobre inscritos, não sobre votantes) e crescimento em pontos percentuais de votos BE de 2011-15. O coeficiente não é diferente de 0 para um intervalo de confiança de 95%.

João Vasco disse...

Que curiosa coincidência. Ainda hoje ao almoço me falaram de um conhecido que toda a vida tinha votado PSD (~50 anos) e que votou BE nas últimas eleições.
É engraçado chegar a casa e ver que este caso teve o seu quê de... representativo.