13/10/19

Os EUA não estão a retirar do Médio Oriente

Apenas a abandonar os curdos para se concentrarem no apoio à Casa de Saud:
Roughly 1,800 U.S. service members, as well as several dozen fighter jets and other air defense implements, will be sent to Saudi Arabia to help protect the Kingdom amid heightened tensions with Iran, the Pentagon announced Friday. (Fox News)
Atenção que não se interprete este post como uma defesa de que os EUA deveriam manter as tropas no norte da Síria (é um assunto sobre o qual eu tenho muitos mixed feelings; de qualquer forma, diz respeito mais a norte-americanos, sírios e curdos do que a mim).

Mas um ponto aqui é que há uma tendência de alguns (sejam a favor ou contra) para considerar que Trump está a fazer uma política "isolacionista"; tem alguns laivos disso, mas não me parece a tendência dominante; a politica externa dominante do "trumpismo" parece-me mais a de "vamos defender o que consideramos os interesses estratégicos dos EUA, sem perder muito tempo com essas coisas de «direitos humanos»", ou seja, nem uma política não-intervencionista (à maneira dos críticos mais radicais da politca externa norte-americana, sejam da extrema-esquerda, "libertários" ou "paleoconservadores"), mas também não a política de "ingerência humanitária" ou de "promoção da democracia" dos "liberais" e neoconservadores.

0 comentários: