16/05/11

Vale tudo?

Num incompreensível afã de apresentar Kadafi como um resistente às ofensivas imperialistas dos EUA, o Bruno Carvalho lança mão da arma mais comum: a desinformação.
O intróito é ribombante: «Ao lado da Al-Qaeda, integrados nas empresas privadas de segurança, combatem muitas nacionalidades contra o regime de Kadhafi. Assim como no Iraque e no Afeganistão, milhares recebem dinheiro para combater a soldo do imperialismo.» Depois, segue-se uma recuperação de notícias recentes, que dão conta do envolvimento do fundador da Blackwater na criação de um batalhão contra-terrorista mercenário nos Emiratos Árabes Unidos.
Mas se vos parece que o Bruno estava a dizer-nos que a Blackwater e congéneres estão na Líbia ao lado dos rebeldes, desenganem-se. Afinal, ele diz-nos que «Ninguém falou da Blackwater na Líbia. E ela nunca iria apoiar o Kadhafi. O principal cliente da Blackwater são os Estados Unidos. Qualquer pessoa percebe que a Blackwater só pode estar de um lado.»
Isto é ignorar os factos (o fundador da Blackwater fugiu dos EUA para não ser acusado pela morte de civis no Irão) e a complexidade das relações entre o imperialismo, o dinheiro e os seus cães de guerra. É não conhecer o embaraço tremendo que o exército privado do senhor Prince está hoje a causar ao seu governo. É pegar numa notícia que dá conta da tentativa de mais um regime árabe autoritário se agarrar ao poder à conta do sangue alheio e virá-la ao contrário. É, em suma, não perceber nada e ainda querer enfiar a carapuça aos demais.

1 comentários:

The Mother of Mothra of ALL Bubbles disse...

há 24 mil milhões para vender

que isto dar crédito para se matarem uns aos outros não dá

mesmo com garantia de bombardeamentos

há facções em conflito

kadahfi é um ditador com os seus adeptos tal como saddam

logo simplificar também não resulta

mercenários e ajudas pagas há dos dois lados

nunca houve guerra em que houvesse dinheiro em jogo sem mercenários

desde as minas do katanga
aos poços com contas semi-congeladas

o resto é....