24/05/11

A Outra Campanha

Dizer mal dos políticos em geral implica aproximar percursos tão distintos como os de Jerónimo de Sousa e Paulo Portas? Sim e neste sentido o Tiago tem razão. Mas só em parte.

Criticar os polítios em geral tem a vantagem de assinalar criticamente a clivagem entre "os políticos" e o resto. Terminar com esta clivagem é tão importante como manter a distância entre os diferentes políticos. Trata-se de uma crítica do modo de produção e que não se limita a discutir qual a melhor mercadoria que é oferecida aos eleitores no mercado eleitoral.

Ou seja, precisamos tanto de fazer o elogio da política como a crítica dos políticos. O primeiro sem a segunda deixa inabalada a forma de administração política que nos tem governado. A segunda sem o primeiro abre caminho à ditadura.

O que se tem passado no Rossio é, parece-me, uma pequena (ainda?) mas importante experiência de crítica dos políticos e elogio da política. Apareçam.

1 comentários:

Youri Paiva disse...

Pois. Já chega de se dizer que a acampada do Rossio é contra a política e os políticos. Existem intervenções e opiniões assim, e penso que mesmo pessoas com reservas por ouvirem discursos cansativos que parecem retirados de um comício (seja por pessoas com ou sem partido). Mas não é ser contra os políticos ou os partidos que junta aquela gente toda.