18/05/11

Democracia real, grita-se aqui ao lado















Enquanto os partidos tradicionais petrificam nos mausoléus, empalhando os seus interesses e os interesses dos seus, os cidadãos devem ocupar as ruas da cidade republicana construindo a identidade cívica da indignação perante a forma como os partidos sequestraram as sociedades empurrando-as para o nó cego da penúria e da demagogia. E fazê-lo não só para vaiarem os poderosos no banquete da agiotagem como para tomarem o lugar, hoje na rua e amanhã onde necessário, dos ritualistas falidos transportando os alfarrábios de utopias estropiadas e estropiantes, auto-condecorados de vanguardas habituadas a encarneirarem as multidões debaixo da canga do centralismo totalitário em slogans decididos pelo secretariado do comité central. Assim está a ocorrer em Espanha. Aqui ao lado. Cá, na Ibéria.

6 comentários:

Anónimo disse...

Quem defende o PS como vanguarda no Parlamento e Alegre na presidência da república não deveria alegrar-se (passe a redundância) quando os cidadãos tomam as ruas tentando romper com a legalidade democrática, penso eu de que, a não ser que queiram cavalgar a revolução como tem acontecido ao longo da história, na maioria das vezes para que tudo fique na mesma mudando as moscas. Se os espanhóis querem uma república que a referendem, já agora.

Miguel Serras Pereira disse...

"Viva a malta e trema terra": bravo e maré alta para este post do bravo camarada João Tunes.
Tenho dito sem mais nada a acrescentar - a não ser o abraço que sabes

miguel (sp)

Chalana disse...

Não percebi a relação entre o que se passa no Estado Espanhol e a publicação duma fotografia de Estaline...

De qualquer modo, tenho a impressão que o João Tunes vai ser uma grande fonte de inspiração...

vítor dias disse...

Volta, Fernando Nobre, estás perdoado !

Marco disse...

Gostaria que me explicassem, aqui no oráculo da " participação cívica", duas coisas:

Concretamente, em que medida as utopias esclerosadas, patéticas, isoladas, condenadas ao desaparecimento, emperram esse jorro de acção popular, que aparentemente só não floresce porque existe um partido chamado PCP, a Coreia do Norte e bloguers reprimidos ali para as Caraíbas

Desaparecendo então os estalinistas, que todos os dias sonham com o Pai dos Povos, aqui devidamente ilustrado( vénia) e epicamente as massas cidadãs, logo após a comemoração da bola de hoje à noite, tomassem nas suas mãos o nosso destino colectivo, como reagiriam os donos do Mundo?

Certamente orientariam a Moody´s para subir a nossa notação para AAAA+, não era? O BCE recompensaria este povo honesto e trabalhador com 140.000.000 de euros a 1%, não era? O Belmiro nunca mais contratava licenciados por 400 euros, não era? Os industriais do Norte, compreenderiam facilmente as mijinhas das operárias, não era? Nunca mais se despedia uma grávida neste país, não era?

Porra, era tão fácil, e os marxistas fizeram a Humanidade perder tempo, quase dois séculos...

T.Ferreira disse...

Um texto qu evidencia uma coisa.O rapaz gosta de posar para a fotografia.E fica danado de ninguém lhe dar muita bola.Paciência.A luta continua apesar deste teimar em ficar em bicos de pés.Quem quiser lutar pela emancipação da humanidade será bem vindo.Venha de onde vier.Este Tunes pode continuar a bramar ódio e a coçar-se. Já vimos pior.Mas já não há pachorra