16/09/10

Não será de esperar que Manuel Alegre e/ou a sua candidatura tenham uma palavra a dizer sobre isto?

Graças a um oportuno post de Fernanda Câncio, descubro que "o primeiro ministro português decidiu defender sarkozy contra viviane reding. fez mal. segundo o jn, josé sócrates disse considerar 'absolutamente deslocada a comparação com as deportações durante a ii guerra mundial'".

Fernanda Câncio comenta: "seria interessante perguntar porquê, sobretudo porque o que vivian reding disse foi que pensava que, depois da segunda guerra mundial, nunca mais se veria pessoas a serem expulsas de países por causa da sua pertença a um grupo étnico. uma deportação é uma deportação, e uma deportação por 'motivos étnicos' é uma deportação 'por motivos étnicos'. e acorda os monstros mais atrozes da história recente da europa -- claro. qual a dúvida? absolutamente deslocada é a defesa da acção vergonhosa do governo de sarkozy" — e não serei eu o único seu leitor a perguntar-se por que razões, que a razão desconhece tão decididamente como o espírito cívico repudia, não escreverá sempre (ou, pelo menos, sobretudo) assim a promissora esperança jornalística, baldando-se mais decididamente na postura profissional, bem como nalgumas tias e cavalheiros acacianos do blogue.

Mas há outra pergunta mais premente: Não será de esperar que Manuel Alegre e/ou a sua candidatura tenham uma palavra a dizer sobre isto, repudiando, sem demasiadas tentativas de compreensão ou de refúgio num entendimento mesquinho da "separação de poderes", as vergonhosas declarações de um tão destacado apoiante oficial da candidatura como José Sócrates? Sim, é verdade que a deportação dos roms franceses para a Roménia ou a Bulgária não é a mesma coisa que a deportação pelos nazis dos ciganos e judeus para Auschwitz e outros campos. Mas não é menos verdade, nem uma verdade menos digna de ser trazida à memória, que, antes de as circunstâncias terem possibilitado ou propiciado o recurso à "solução final", outras formas de deportação foram encaradas — a instalação dos judeus em Madagáscar, por exemplo, ou até a sua emigração em massa para a Palestina — como alternativas à opção pelo extermínio. Será razão para as aceitarmos como "mal menor" em nome do "realismo do possível"?

6 comentários:

Niet disse...

Olá, MS. Pereira: Vi dois notíciários- o francês (France 2) e o da ARD(canal 1) alemão. Sarkozy, os Roms e as posições Comissão Europeia tiveram as honras de abertura detalhada. Merkel na reunião de hoje/ontem em Bruxelas estava " unha com carne " com o Sarko. Este, o PR francês, olhava para ela( fora do ângulo de visão de Barroso) e arreganhava os dentes retido e tenso...Como quem diz:" fabricamos" este portuguesito para presidente para isto...A " manobreta " do Sócrates cheira a frete ou " pomada " por causa das actuais sérias dificuldades orçamentais portuguesas...Sarko, que vai presidir ao G8 e ao G20, em breve, pode ser um "bom " aliado para Portugal evitar a intervenção do FMI, pelo menos antes das presidenciais.Ontem o célebre " C. Enchainé " trazia um artigo em que contabilizava mais de 300 acampamentos sem licença espalhados pela França. Sarko até teve uma piada-com o seu estilo parano-obsessivo-para a Merkel abrigar lá na Alemanha os ciganos, que o PM luxemburguês e a Imprensa alemã não gostaram nada do tom...Coisas edificantes,pois! E não nos esqueçamos que o Khadaphi foi à pouco encontrar-se com o seu amigo Berlusconi, em Roma, e pediu-lhe 5 biliões de Euros por ano até eliminar a emigração africana da costa mediterrânica da UE. Niet

Anónimo disse...

"esperança"? Miguel, onde tem andado nos últimos 20 anos?

Ricardo Alves disse...

Exigir que Alegre se demarque de Sócrates? Não. De Alegre espera-se que critique Sarkozy.

Miguel Serras Pereira disse...

Caro Ricardo Alves,
se Alegre tomasse a UE a sério, já o teria feito, sem esperar pela expressão de solidariedade do primeiro-ministro com as deportações de Sarkozy - não te parece?
E não te parece também intolerável que não diga que, se fosse Presidente, usaria os seus poderes (formais ou informais, a audiência proporcionada pelo cargo, etc.) para impedir que o governo do seu país se comprometesse assim com a peste xenófoba e nacionalista?

Abraço republicano

msp

Miguel Serras Pereira disse...

Caro Anónimo,

o que são 20 anos ao pé da eternidade?

msp

Ricardo Alves disse...

Miguel Serras Pereira,
apreciaria sem dúvida que Alegre se pronunciasse nesse sentido. Admito que não tenha tempo/oportunidade para se pronunciar sobre tudo, mas no caso vertente faria bem em dizer qualquer coisita de esquerda.