27/09/10

A natureza do "Partido Socialista"

A respeito deste post de Daniel Oliveira, eu diria que a principal peculiaridade do PS português (que, por sua vez, afecta todo o sistema político nacional) é que nem sequer nas suas raizes é um partido socialista - o PS é o herdeiro "orgânico" do Partido Republicano Português (do "racha-sindicalistas" Afonso Costa), não do movimento socialista do século XIX e principio do século XX.

Desta maneira, diria que o PS acaba por ter mais a ver com partidos como o antigo Partido Radical francês ou alguns partidos liberais que se posicionaram no centro-esquerda (como os Liberais canadianos ou os Liberais/Liberais Democratas britânicos pré-Nick Clegg) do que com os seus parceiros da Internacional Socialista - não é um partido com raizes na classe operária estruturado à volta de reivindicações sociais; é um partido da burguesia liberal/democrática/republicana/anti-clerical que acabou por adoptar um programa "social" menos por convicção original do que por ser o espaço político disponível.

1 comentários:

Niet disse...

M.Madeira: O articulado essencial do Daniel Oliveira é pró-sistema e reformista. Defende a supremacia sindical como lastro nuclear de um projecto social-democrata! Toda a gente sabe que o movimento sindical é peça essencial do capitalismo. Claro e evidente:Ele, o Daniel Oliveira, tem todo o direito de preconizar tal posição. O que me espanta, digamos assim, é o M. Madeira ir atràs desse posicionamento! Niet