23/12/10

O Avante como porta-voz do pacifismo da dinastia Kim, a bernardinamente democrática

No texto publicado na íntegra pelo portal vermelho.org, a RPDC esclarece que os norte-americanos colocam todo o tipo de obstáculos e condições «transformando em ilusão as iniciativas de diálogo» e fomentando «o clima bélico». O governo norte-coreano diz que tal impede o país de se concentrar na reconstrução económica do território.

Para Pyongyang, acrescem as «intrigas» e a imputação de responsabilidades à Coreia do Norte, nomeadamente em relação à suspensão do diálogo por alegada violação dos acordos internacionais e acções provocatórias, o que, argumentam, não é verdade.

Foram os EUA quem deslocou material de guerra para a Coreia do Sul, incluindo armas nucleares, «violando flagrantemente o Acordo de Armistício»; quem não implementou a resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas que ordena a substituição do armistício por um tratado de paz; quem inviabilizou os textos subscritos pelas partes em 1993, 1994, 2000 e 2005, esclarecem.

Acresce, segundo a RPDC, que os sucessivos governos norte-americanos questionam sem qualquer fundamento o programa nuclear norte-coreano, o qual, insiste Pyongyang, tem fins pacíficos. Tal só adensa o clima de desconfiança e ameaça, para além de ir contra o direito internacionalmente reconhecido de qualquer país desenvolver capacidade nuclear para produção de energia.

«Todos estes factos mostram claramente quem quer o diálogo e a paz e quem deseja a confrontação e o clima de guerra na península coreana. Partindo do desejo de prevenir a guerra e conseguir a desnuclearização da Península Coreana, apoiamos todas as iniciativas de diálogo, inclusive as conversações, mas nunca a mendigaremos», conclui o documento.

(publicado também aqui)

0 comentários: