25/02/11

O FMI em Portugal: mais uma grande vitória do quase-engenheiro!

«É com grande satisfação que dou as boas vindas aos consultores, fiscais e, se posso dizê-lo, amigos do FMI. Sei que os botabaixistas do costume já estão a preparar mais uns lamentos e umas acusações, mas apenas para esconder um facto que os portugueses conhecem bem: que o FMI tenha chegado é motivo de orgulho para todos e de satisfação para quem verdadeiramente deseja o progresso do País, começando pelo Governo!
Senão, vejamos.
Somos dos primeiros países a merecer esta visita. Conseguimos antecipar-nos a uma economia em plena recuperação como a espanhola, garantindo assim acesso a conselhos frescos e a cofres europeus ainda bem supridos.
Mais. Que o FMI dedique a sua energia e o seu tempo a Portugal é uma prova de confiança nas políticas seguidas por este governo. Enquanto os profetas do desânimo espalham os seus avisos de desgraça, estes técnicos reputados que agora aqui recebemos encontram sinais de esperança e possibilidades de recuperação. Se estivéssemos tão mal como a oposição insinua, eles não se dariam ao trabalho de aqui se instalarem!
E vão ver como eles apenas alargarão o caminho já seguido: mais uns cortes nos ordenados, mais uns quantos impostos, menos alguma solidariedade social. Afinal, será apenas mais do mesmo.
Por fim, já viram bem, repito, já viram bem o input de divisas que a chegada de tanta gente acarreta? As receitas acrescidas para a nossa hotelaria, para as nossas call-girls, para as inúmeras empresas que vendem catering aos ministérios? É quase como se o Verão este ano começasse mais cedo!
Por tudo isto digo: vamos todos dar as boas-vindas aos eurocratas do FMI. Vamos ser simpáticos, subservientes e respeitosos. Vamos acatar as suas sábias indicações e levar-lhes os gin and tonics às esplanadas o mais depressa possível. Eles estão cá para nosso bem... e ainda bem!»

0 comentários: