31/01/13

7 Bravíssimos Generais Angolanos 7 (mais duas empresas de segurança): Codiciosa Investida Censória contra "Diamantes de Sangue", Rafael Marques, Bárbara Bulhosa e a Tinta da China


Ao que parece, não basta ao regime de Luanda investir em grande na comunicação social portuguesa, visando transformar uma fracção crescente dos seus órgãos em antena do Estado angolano para a Europa. Dir-se-ia que, sem restabelecimento da censura neste rosto da Europa, os interesses angolanos não se consideram devidamente protegidos. É o que ilustra, dispensando mais comentários, esta peça publicada pelo esquerda.net:

A responsável editorial da Tinta-da-China foi constituída arguida depois de ter sido ouvida pelo DIAP. Bárbara Bulhosa considera que o processo instaurado por sete generais angolanos e duas empresas de segurança, por causa do livro Diamantes de Sangue: Tortura e Corrupção em Angola do jornalista Rafael Marques, é uma “tentativa de intimidação”.

"Interpreto este processo como uma tentativa de intimidação não só ao Rafael Marques (...) mas também à Tinta-da-China (a editora do livro) e, principalmente, parece-me que é um precedente perigoso porque é uma intimidação a todos os jornalistas e todos os editores ao investigarem matérias mais sensíveis que possam envolver altas figuras do Estado angolano. É uma forma de os pressionar a não avançarem", afirmou Bárbara Bulhosa em declarações a jornalistas, segundo a agência Lusa.

Ler mais.

0 comentários: