17/01/13

Democracia y Punto



Democracia y Punto é como se chama o programa do Partido del Futuro, também conhecido por Partido X. Recém-constituído, assume-se como veículo para alargar a reflexão sobre o sistema político na sequência das muitas discussões havidas no seio dos movimentos que resultaram das manifestações iniciadas a 15 de Maio de 2011 em Espanha. O facto do colectivo de pessoas que o animam terem decido assumir-se como partido político, já legalmente registado, é também uma forma de pressão sobre o sistema, ameaçando-o com uma dissolução por dentro (ao mesmo tempo que a ameaça de dissolução por fora se mantém) caso não se reforme no sentido pretendido.

Para já Democracia y Punto contém quatro medidas:

Referendo obrigatório e vinculativo
Elaboração participativa de legislação
Direito ao voto real e permanente
Transparência na gestão pública

Algumas são semelhantes a propostas que apresentei antes: Referendo por Iniciativa Popular e Quatro Propostas para uma Democracia (mais) Real.

A partir de 29 de Janeiro, e até 10 de Fevereiro, existirá um website onde poderão ser propostas alterações às medidas que constam de Democracia y Punto. Uma estratégia de acção subsequente já está delineada. A dinâmica é essencial para a construção duma alternativa capaz de desafiar e mudar o sistema.

2 comentários:

Libertário disse...

Já tivemos desde o século XIX partidos socialistas, comunistas, radicais, ecologistas, partidos dos trabalhadores e piratas todos com essa tese de entrar no sistema para o mudar. Mudaram esses partidos e ficaram mais iguais ao Sistema... O resultado dessas prática todos o conhecemos e está à vista.

Mais um partido x & y com a mesma treta: ingenuidade, ignorância, burrice ou cinismo?
Aceitam-se apostas.

PS - De todos esses deputados do povo só tenho saudades da Cicciolina, alguém no Vias de Facto sabe o que é feito dela?

Miguel Madeira disse...

Anda por aqui:

http://www.democrazianaturaamore.com/