O Euro ou uma moeda soberana. Convém ter a noção de uma coisa. O que o Euro nos retira é a possibilidade de o Governo mandar imprimir dinheiro (e desvalorizar a moeda automaticamente). Mas mesmo com o Euro, é possível fazer a mesma coisa. Se o Governo fizer um decreto a confiscar 1% a todos os depósitos e aplicações e reduzir em 1% todos os salários, usando o dinheiro confiscado para pagar as suas contas, tem o mesmo efeito prático de uma desvalorização da moeda em 1%. A diferença é que os portugueses notam logo, e chateiam-se, enquanto quando havia desvalorizações não notavam, nem se chateavam. Talvez por andarem distraídos...
Ora, disse a Morsa ao Carpinteiro vamos ter muito que falar: de botas, e lacre, e veleiros, de reis, e couves da casa, de saber porque ferve o mar, ou se há porcos com asas.
Lewis Carroll
Alice do outro lado do espelho, cap. IV
1 comentários:
O Euro ou uma moeda soberana.
Convém ter a noção de uma coisa.
O que o Euro nos retira é a possibilidade de o Governo mandar imprimir dinheiro (e desvalorizar a moeda automaticamente).
Mas mesmo com o Euro, é possível fazer a mesma coisa.
Se o Governo fizer um decreto a confiscar 1% a todos os depósitos e aplicações e reduzir em 1% todos os salários, usando o dinheiro confiscado para pagar as suas contas, tem o mesmo efeito prático de uma desvalorização da moeda em 1%.
A diferença é que os portugueses notam logo, e chateiam-se, enquanto quando havia desvalorizações não notavam, nem se chateavam. Talvez por andarem distraídos...
Enviar um comentário