08/05/11

Que alternativa?

Fica-se às vezes com a impressão de que no BE e nos seus arredores há quem pense e queira fazer pensar que a via a seguir (pelo BE ou qualquer movimento alternativo) deverá ser a de se mostrar, como o PCP, mais "radical" do que o PS, e, como o PS, mais "democrático" do que o PCP. O que, salvaguardadas as devidas proporções, é como esperar que da síntese dialéctica entre a peste e a guerra resulte a paz em vez de uma fome mortal.

Não é de uma síntese que temos necessidade se quisermos transformar as relações de poder no sentido da liberdade e da igualdade que se implicam uma à outra através do autogoverno colectivo e da autonomia: igual poder para todos, igual liberdade e responsabilidades iguais. Para isso nem a "democracia" do PS é suficiente, constituindo antes um colete de forças através dos mecanismos da representação estabelecida e da consagração da "independência sistémica" da economia, nem o "radicalismo" do PCP pode constituir mais do que um obstáculo à democratização efectiva do exercício do poder, que só pode começar pela democratização da acção política presente, imediata.

De outro modo, à falta de exercício não tanto de proclamações anticapitalistas como de vontade de democracia, acho que não, que não vamos .

3 comentários:

Anónimo disse...

O papel dos nossos dois partidos leninistas não está a aproximar-se, digamos, do espectro trágico de Cronstad em Março de 1921, com um sucessivo e rocambolesco esvaziamento da liberdade de opinião e de tendência- hoje, aqui e agora, 2011-à semelhança do que surgiu no interior do Partido Bolchevique três anos apòs Outubro 1917, o que fez notar a Voline que," de um ponto de vista geral o bolchevismo representava também um sistema reaccionário?" Niet

Anónimo disse...

... claro MSP. Mas temos de pensar em alguma(s) forma(s) de organização/movimento, que vise, numa primeira etapa, divulgar e ganhar para esta ideia, e para a discussão dela, o maior número de pessoas.

Não podemos limitar-nos a falar disto apenas de vez em quando ...

abraço
nelson anjos

Niet disse...

" Transformar as relações de poder no sentido da liberdade e da igualdade que se implicam uma à outra através do autogoverno colectivo e da autonomia: igual poder para todos, igual liberdade e responsabilidades iguais ", meu caro, implica uma revolução total e a destruição do espaço político assimétrico e antagónico criado/sustentado, dominado e sem cessar multiplicado pelo PS,PCP e BE, ou por outros partidos- o xatoo parece que apoia agora o MRPP.Castoriadis( in Socialismo e Sociedade Autónoma), Pannekoek e Mattick não nos dizem outra coisa( in Os Conselhos Operários,vol.II). Também acho que todos devem participar nesta discussão, construção recorrente e contínua do VdFacto, claro. Salut! Niet