23/11/10

Animais à solta em Israel


A nova estratégia dos colonos israelitas é atacar palestinianos e as suas propriedades como retaliação por cada colonato que for demolido. Olivais, automóveis, pessoas. Nada está a salvo das bestas que não descansarão até que o último árabe saia da terra que a sua superstição de Estado toma por prometida. Tudo serve para expulsar estas famílias: violência, vandalismo, julgamentos aberrantes – como este, que levou à expulsão de uma família palestiniana da sua casa e à instantânea ocupação da mesma por colonos. É bom que nos lembremos disto sempre que nos falem da "única democracia do Médio Oriente".

7 comentários:

Anónimo disse...

Poderás encontrar também na France24 uma excelente byte sobre este assunto. Constrangedor, de facto.

Estes colonos estão a tratar de perverter aquela que ainda é a única democracia no médio-oriente. Resta saber quais serão as reações dos restantes partidos e que posição tomará o Supremo sobre estes actos absolutamente indefensáveis.

ezequiel

Anónimo disse...

Suspeito que o Supremo vai punir severamente os culpados e que os restantes partidos manifestarão a sua resoluta oposição a estes actos.

Já está a acontecer no Kadima, no PT e no próprio Likud.

Se nada acontecesse, se ninguém protestass poderias falar da perversão da democracia. Até lá, não. Terás que aguardar. É evidente que isto, per si, já é problemático. Mas se os culpados forem devidamente punidos...

Cumps
ezequiel

Anónimo disse...

http://www.haaretz.com/misc/article-print-page/netanyahu-has-no-choice-but-to-freeze-east-jerusalem-building-1.326210?trailingPath=2.169%2C2.225%2C2.239%2C

Anónimo disse...

Não sei o porquê do espanto, mas está bem.

Luís T Neves

José disse...

Há animais à solta em Israel? Há.
O que resulta da leitura deste post é que parece que Israel é o único país onde existe violência politicamente motivada.
Julgo ser uma conclusão precipitada e injusta.
A destruição de um campo de cereais em Portugal por um grupo de ecologistas, há alguns anos atrás, decerto que provocaria um título semelhante. A reacção da justiça foi praticamente nula e, no entanto, não creio que a qualidade da democracia portuguesa tenha baixado drasticamente por causa desse episódio.
Bem sei que o contexto israelita é bem diferente, mas parece claro que a Israel se exige o que em casa se negligencia.

Luis Rainha disse...

Lê-se e não se acredita. Isto não é "politicamente motivado"; é bandidagem pura e dura, pilhagem de propriedades alheias, sob a indiferença das autoridades.
Que raio de semelhança existirá com um acto de vandalismo simbólico, numa escala minúscula e para TV ver?
Roubar casas, incendiar campos e automóveis, agredir pessoas... é comparável ao que os tipos da Verde Eufémia fizeram?

José disse...

lê-se e não se acredita: quer dizer agora que os actos criminosos não são politicamente motivados?