07/12/10

A direita cavernícola a que temos direito

No Blasfémias, há quem acredite que "as ditas «garantias dos trabalhadores» pressupõem uma visão marxista da sociedade e da empresa." Ou seja, qualquer direito mais vinculativo do que aqueles de que as mercadorias desfrutam é coisa de marxistas, de comunistas empedernidos.
Mas melhor ainda é a definição de empresa que se segue: "Elas enjeitam a empresa como um centro privilegiado de cooperação e de livre colaboração entre indivíduos igualmente livres, tendo em vista resultados conjuntos, para a presumirem como o palco de um drama que é a luta de classes entre «opressores» e «oprimidos», com finalidades antagónicas."
Paraísos de liberdade e de solidariedade. Eis as empresas idílicas que trabalham na mente do cidadão rui a. Uma espécie de cooperativas dedicadas ao bem comum, sem sequer ostentarem as "finalidades antagónicas" perfeitamente legítimas que são a optimização do lucro e a busca de melhores salários.
Para este blasfemo, praticamente todas as legislações laborais do mundo são marxistas, por concederem aos trabalhadores algumas garantias. Nada de novo; ainda há pouco vimos nos EUA gente a exorcizar o Demo presente em qualquer sistema público de saúde...

2 comentários:

Anónimo disse...

Excelente post, Luís.

Abraço
ezequiel

José Luiz Sarmento disse...

Cavernícola e desesperada. Por isso mesmo, mais perigosa que nunca.