22/12/10

O proletariado segundo João Miranda

«Entre um trabalhador que custa 500€ e uma máquina com a mesma produtividade que custa 499€, os empresários tenderão a escolher a máquina. Basta que o salário mínimo aumente acima do custo de um meio de produção alternativo para começar a gerar desemprego.»
Na cabeça deste liberal desenfreado, os trabalhadores pouco qualificados são todos substituíveis por máquinas. Os que ainda mantêm empregos devem-no ao facto de os seus salários saírem mais baratos do que o leasing de um aparelhómetro qualquer. Dir-se-ia que este post também foi escrito por um gerador automático de baboseiras, mas enfim.
Faz-me lembrar uma história de há uns anos: um empresário indiano tinha-se lembrado de substituir operários na sua linha de montagem por macacos treinados – causando grande agitação social lá no burgo. Por cá, ao preço a que a fruta anda, não tarda até esta solução saia mais cara do que pagar ordenados mínimos.

5 comentários:

Ana Cristina Leonardo disse...

olha que mesmo sem terem aumentado o ordenado mínimo, no outro dia cruzei-me com uma máquina muito prestável numa auto-estrada. quando lhe perguntámos o nome, ela respondeu: miranda (mas não sei se é da família)

Anónimo disse...

Embora sendo de esquerda, acho o comentário do CN muito pertinente. Um salário mínimo no Minho não é um salário mínimo em Lx.

Anónimo disse...

pq aumenta só para os 500 e n para os 1.000!?

se respondeu a essa pergunta, percebe o problema.

se axa q é assim q os salários aumentam, então axo que o melhor seria pensar em voltar à escola..

Anónimo disse...

Este sr, coitado, nem sequer pode-se dar ao luxo de considerar-se um neo-liberal.

maria disse...

espero que não levem a mal , mas o JM limitou-se a constatar um facto , não disse nadinha sobre o que ele pensa do proletariado , e lá por não gostarem do facto ele não deixa de ser verdade , nem o rapaz passa a demónio. é só pensarem nas portagens : se não houvesse máquinas mais baratitas que portageiros eles não estavam em vias de extinção. e as violeteras que vendiam tabaco também não tinham ido à vida e uma padaria tinha prái 10 padeiros a amassar em vez de um a tratar da amassadeira.
se recusam ver a realidade por que ela é feia , lutam na fantasia.
ai , querem ver que dei em tia ?