29/06/16

Ainda as escolas e os contratos de associação

Há pouco lí esta notícia:
Ensino. Alunos do público chumbam mais que os dos colégios financiados

Um novo relatório do projeto aQeduto mostra que 37% dos alunos das escolas públicas têm chumbos no currículo, número que desce para 17% nos colégios com contratos de associação (...)

Comecemos pelas notas, tema no qual é já de conhecimento comum que o privado leva vantagem. A surpresa surge na comparação entre os colégios com contratos de associação e a escola pública, com esta última a ficar para trás no que respeita a resultados dos alunos, mesmo a operarem em meios sociais semelhantes. Em Portugal, os resultados destas escolas subiram 20 pontos entre 2003 e 2012, enquanto nos colégios dependentes do Estado se verificou uma melhoria de perto de 60 pontos. Ainda em termos comparativos, é possível perceber que a realidade de 2012 inverte a de 2003, ano em que as escolas privadas dependentes do Estado obtiveram piores resultados que a escola pública.
Até aqui, estava a pensar "olha, se calhar as escolas privadas são mesmo melhores que as estatais - não é só uma questão de terem à partida alunos com mais vantagens"; mas continuei a ler:
Isabel Flores, uma das investigadoras envolvidas no projeto, não deixa de referir que, retiradas as variáveis que diferenciam os alunos a nível socioeconómico, os resultados são idênticos. “Comparando alunos com características socioeconómicas e de chumbos semelhantes, e que frequentem escolas em localidades com a mesma dimensão, os resultados são muito próximos”, explica. Daí que seja levada a apontar uma subida do nível socioeconómico de quem frequenta colégios com contrato de associação como uma das possíveis explicações para este resultado.
Mas como é que é? Quer dizer que, afinal, as tais escolas com contrato de associação (que supostamente têm os mesmos critérios de recrutamento que as escola públicas) têm alunos de um nivel socioeconómico mais elevado que os das escolas estatais?

O estudo parece-me ser este (ou será apenas um resumo do estudo? Sinceramente, parece-me uma coisa muita fraquinha...). Pelos vistos, tirando a Irlanda, a Holanda e o Luxemburgo (neste último, a elite social até parece frequentar mais a escola estatal do que a privada ou a associada), em todos os países estudados é comum os alunos das escolas associadas serem ligeiramente mais socialmente favorecidos do que os das estatais:


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