01/04/17

A CONSTRUÇÃO DA DESIGUALDADE. Um bem sucedido trabalho politico de longo prazo.

A divulgação do Relatório Global sobre os Salários 2016/2017 veio mostrar como a desigualdade tem crescido, em Portugal, de forma brutal. Este Relatório evidencia a correlação existente entre desigualdade, com fortíssima penalização do factor trabalho, e o desempenho económico de um dado país. Uma das questões que está há muito afastada do debate económico é a relação entre crescimento económico e desigualdade.
Os custos da desigualdade, e a forma como a desigualdade crescente compromete o relançamento da economia, é um debate que quem domina a bolha politico-mediática não quer travar.
No caso Português a desigualdade extrema - que não pode ser ignorada, e que a generalidade dos cidadãos sente no dia a dia - é o resultado de um longo processo de construção politica. A situação actual é o resultado de uma escolha que não foi apenas da Troika ou de Passos+Portas. É um processo mais antigo, que por isso mesmo não vai ser corrigido no curto prazo.
Não podemos ao mesmo tempo criar as condições politicas para a desigualdade crescente e  promovermos a equidade e uma sociedade mais justa.

0 comentários: