09/04/20

A Holanda e a Repugnante falta de solidariedade Europeia

Num encontro promovido pela  92nd Street Y - disponível na Internet e que foi publicada entre nós pela Relógio D´´Agua - Paul Krugman, Thomas Piketty e Joseph Stiglitz debateram sobre a Desigualdade e o Futuro da Economia. 

O que interessa trazer aqui à citação é a posição de Piketty sobre o futuro do Euro. Entre as reservas que o economista francês colocou ao futuro da moeda única uma das mais importantes referia-se à possibilidade existente de alguns países poderem, literalmente, assaltar a base tributável dos outros. 

O exemplo referido foi o Luxemburgo, a propósito das revelações do "Luxemburgo Leaks" e das patéticas declarações de Jean-Claude Juncker, o então Presidente da Comissão Europeia, depois de ter sido primeiro-ministro do Luxemburgo. Mas o mesmo se podia dizer da Holanda, paraíso fiscal onde estão sediados grandes grupos económicos portugueses que, dessa forma, fogem ao pagamento de impostos sobre os lucros obtidos com a sua actividade em Portugal. 

Alguns desses grupos estão agora muito empenhados em acções de solidariedade, em generosas doações, através das quais devolvem ao País migalhas do muito que, recorrendo aos governantes holandeses e à cumplicidade europeia, gamaram - não há palavra melhor - ao País. 

O Governo da Holanda actua dentro da União Europeia como um seu inimigo confesso. Não é o único, mas é, nos tempos que correm, o mais Repugnante. 

0 comentários: