23/04/20

As eleições na América. O apoio de Obama e de Bernie Sanders a Joe Biden

Bernie Sanders declarou o seu apoio à candidatura de Joe Biden, colocando um ponto final nas primárias do partido Democrático. Sanders aproveitou uma conversa com Biden para anunciar o seu apoio.

Este apoio de Sanders resulta claramente de um compromisso político. Biden e Sanders acordaram numa estratégia de unidade que será a única forma possível de o partido Democrático derrotar Trump, em Novembro. Este compromisso e esta unidade implicaram, tanto quanto me parece, um acordo político prévio sobre um conjunto de políticas assumidas por Biden, cujo Programa Eleitoral as deverá consagrar.  Algumas das ideias fortes da candidatura de Sanders serão reflectidas na plataforma eleitoral de Biden. Na sua declaração, Sanders faz diversas referências aos grupos de trabalho das duas candidaturas que irão reunir para construir a plataforma política da candidatura.

O artífice deste compromisso foi, acho eu, Barack Obama.  Esta iniciativa de Obama tem como fundamento duas convicções: a primeira é a de que uma plataforma que junte Biden a Sanders representa a mais elevada possibilidade de vitória eleitoral. Manter a clivagem entre os dois e acentuar as divergências políticas em vez de estabelecer compromissos políticos reciprocos seria um passo para o desastre; a segunda tem a ver com a necessidade de mudar a sociedade americana tornando-a mais justa, mais equitativa. Obama mostra, na sua declaração de apoio a Biden, um enorme respeito por Sanders, [no vídeo a partir do min 4.20] destacando a sua luta de sempre pelos direitos dos trabalhadores, por uma sociedade mais justa, mais democrática, em que os servidores públicos e os trabalhadores tenham o direito real a um melhor salário, a melhor educação, a um acesso universal à saúde, a reformas justas, a uma melhor qualidade de vida. Obama declara que sempre coincidiu com Sanders nesses objectivos.

Obama percebe que as mudanças realizadas nos seus mandatos foram insuficientes e que em parte foram revertidas por Trump. Por isso defende uma mudança estrutural que vai obrigar a uma mudança económica sem precedentes. Uma mudança com a dimensão das que foram protagonizadas por Franklin Roosevelt com a sua New Deal no período posterior à grande depressão.



Obama foi o actor por detrás desta unidade. Foi ele que discutiu com Sanders as condições para essa unidade ser possível. Isso é assumido por Sanders embora se tenha recusado a divulgar os pormenores da conversa, quando inquirido pelo jornalista da MSNBC. Vamos ver como irá evoluir a candidatura dos Democratas e como se concretizará a reunião de todos em torno de Biden. Fico com curiosidade de perceber a verdadeira dimensão da plataforma política do candidato democrata. 
Uma última nota: sendo muito importante o apoio de Sanders, será mesmo decisivo dado a sua influência junto do eleitorado mais jovem, mais progressista, ter Obama a manifestar o seu apoio e com um discurso com esta notável qualidade é um privilégio, que já ninguém pode tirar a Joe Biden.  




0 comentários: