25/04/20

VIVA o 25 de ABRIL



Quarenta e seis anos depois de Abril comemoramos a revolução libertadora sob o Estado de Emergência. 
Mesmo assim, com essa condição limitadora das liberdades, em particular do direito à greve, fez bem Ferro Rodrigues ao não ceder às pressões dos populistas, da direita mais reaccionária, de todos aqueles que não perdem uma oportunidade para acertar contas com o 25 de Abril. 

Este 25 de Abril celebra-se numa altura em que centenas de milhares de portugueses estão a ser atingidos nos seus direitos de uma forma brutal. A pandemia tem infernizado a vida a centenas de  milhares de portugueses. Os que perderam salários, os que não puderam ser atendidos no sistema nacional de saúde, os que foram obrigados a permanecer nas suas pobres casas com toda a família e com os seus filhos impedidos de ir à escola e de aprender por falta dos meios e das condições adequadas de habitabilidade. 

O 25 de Abril representou o fim da ditadura fascista e o início de um período de liberdade, de democracia e de progresso.  Neste ano o 25 de Abril deveria ser uma oportunidade para discutir as mudanças que são necessárias para que o nosso País deixe de ser o mais desigual da União Europeia, o quatro País com a maior percentagem da população a viver em deficientes condições de alojamento. Deveríamos estar a discutir a forma como o Estado democrático se relacionou com o Mercado e aquilo que temos de mudar. Infelizmente na televisão pública e nos restantes canais estão todos a discutir a adequação ou não da intervenção de Ferro Rodrigues, quando cortou cerce os desejos dos inimigos confessos ou disfarçados do 25 de Abril.

VIVA o 25 de ABRIL.

0 comentários: