02/05/11

Dizer nada, mas dizê-lo de forma ponderosa

Segundo consta, Paula Teixeira da Cruz existe mesmo. E passa por uma importante reserva do PSD. Até há quem lhe empreste microfones para perorar sobre isto, aquilo e tudo o mais.
O problema é que a senhora não tem absolutamente nada para dizer. Por exemplo, ouvi-la hoje a despejar banalidades, platitudes e lugares-comuns sobre a morte de Bin Laden – e procurar ali conteúdo – é peneirar o vácuo. O "fundamentalismo", a "muita miséria" que estará no centro da propagação do terrorismo islamita (claro, é só reparar na origem humilde do defunto e dos envolvidos no 11 de Setembro) e, acima de tudo, a premente necessidade de "ir ao fundo" e olhar de "forma profunda" as raízes da coisa. Nem um grama de ideia, pensamento ou reflexão. Nada a não ser o tom de voz urgente e importante; como se a dar razão à cantiga: «Fate doesn't hang on a wrong or right choice; Fortune depends on the tone of your voice.» Só mesmo um país em extinção para dar ouvidos a gente assim.

1 comentários:

Miguel Serras Pereira disse...

E que dizer, Luís, de uma recém-inaugurada "Plataforma Voluntários Sócrates, 'Defender Portugal, Construir o Futuro'. Empreendorismo Jovem e Voluntariado Cívico"? Não te deixa melancólico? Vais ver que a intelectual orgânica que citas e a Plataforma que aqui ponho à tua consideração são só um começo do que nos espera. "Plataforma Paulo Portas de Emergência para Reconstruir a Lavoura", "Filarmónica Patriótica 'Os Três Pastorinhos' dos Cavaquinhos de Belém", "Aliança Nacional Beato João Paulo II" - e sabe-se lá que outras vias de esperança. A procissão ainda vai no adro. E, se queres saber tudo, camarada, receio que a resposta da esquerda não se faça esperar e nos presenteie com um "Projecto Chico sem FMI no Bico" ou "Construamos uns Novos Jerónimos Patriotas contra os Lambe-botas".

Consternado abraço

miguel (sp)