20/06/10

Evangelho segundo Louçã

Este apelo/exigência de Louçã é uma insanidade e uma tentativa de afronta misericordiosa. Julgo que ninguém que respeite Saramago deseja Cavaco, ou um seu "representante", presente no seu funeral, no mínimo por respeito às identidades na dialéctica, viva na vida e ainda mais imperativa perante a morte. E quem respeita Cavaco deve admitir-lhe o direito à coerência do mundo cultural e político que quis ser inquisidor de obras literárias, apesar da democracia. Acompanhar um morto só deve merecê-la quem o respeitou quando vivo. Cavaco nunca foi capaz, ou simplesmente não o quis, retratar-se perante Saramago, o povo português e a cultura portuguesa da afronta vil e mesquinha que cometeu, cobrindo os actos de “santo ofício” de Santana Lopes e Sousa Lara, perante um escritor que, na altura, ainda não tinha ganho o Nobel (tivesse-o já ganho e seria, provavelmente, “chapa em caixa”). E as distâncias cavaram-se, sobretudo depois: Saramago tornou-se património da cultura do mundo; Cavaco nunca saiu intelectualmente de Boliqueime e só acrescentou as dicas domésticas da sua Maria. Ora, o diferente deve valer na vida e na morte.

O evangelismo de Louçã é a sua grande pecha demagógica. Confirma-se. Sobretudo ao querer ofender a dignidade de um morto com a afrontosa exigência da incoerência de um vivo.

(publicado também aqui)

2 comentários:

Miguel Serras Pereira disse...

Brilhante, camarada João Tunes. Assino por baixo.

Contra o chico-espertismo tacticista sem princípios, contra a demagogia barata, contra estas insuportáveis ostentações de piedade e de virtude papa-hóstias e estas recomendações de contrição e humildade cúmplices de um culto monárquico-sacerdotal da ordem justiceira e das suas figuras do bom pastor que não passam de uma caricatura monstruosa da democracia e do socialismo que invocam como emblemas da sua "esquerda de confiança" …

Abraço laico e democrático

miguel sp

Anónimo disse...

20.000 pessoas foram aos Paços do Concelho dizer um último adeus a Saramago... menos o Presidente da República! ahahahahahahah... Cavaco no seu melhor. Será que se esqueceu que é presidente da república portuguesa?