09/06/10

Falso alarme pois, afinal, as crianças de Aveiro não vão ser nazificadas

Parece que bloquistas e outros proibicionistas indignados e apressados tocaram as vuvuzelas fora de tempo:

O projecto em causa "tem que ver com um percurso histórico onde se vão rever 100 anos de história e vão ter lugar vários quadros representativos de várias épocas", esclareceu.
"O primeiro quadro vai ser sobre a monarquia, onde as crianças irão dançar danças palacianas; o segundo quadro versará sobre o regicídio; o terceiro quadro será sobre a proclamação da República, onde as crianças irão subir aos Paços do Concelho para fazer a proclamação da República tal como foi feita há 100 anos em Aveiro", especificou.
"Depois iremos ter a época do Estado Novo, com várias apresentações e características do Estado Novo, entre as quais a emigração, a guerra colonial, a escola tal como era naquela época e a Mocidade Portuguesa", referiu a professora.
Nesse quadro "há meninos que estarão a fazer lembrar a Mocidade Portuguesa, tal como estarão crianças a fazer lembrar os emigrantes", assinalou.
O quadro seguinte será dedicado "à revolução do 25 de Abril, onde irão ser evocados Zeca Afonso, que é natural de Aveiro, e vão aparecer os ideais de Abril, os meninos estarão fardados a fazer lembrar as fardas dos militares de Abril com os cravos na mão", acrescentou.
"O último quadro será o da multiculturalidade, a representar a actualidade, em que temos escolas com múltiplas nacionalidades e onde se cruzam múltiplas etnias", explicou.


(publicado também aqui)

0 comentários: