25/03/11

De Espanha

O Bruno Carvalho indigna-se pelo facto do Daniel Oliveira considerar que o Estado espanhol é uma democracia, mas poderia começar por perguntar por que o próprio PCP, já para não falar no PCE, também consideram o Estado espanhol uma democracia. E, já agora, por que razão, tanto um como outro partido, não defendem a independência do País Basco. Sou completamente favorável a que a população que vive no País Basco seja consultada acerca do modo como se pretende organizar politicamente enquanto comunidade. E sou mais favorável ainda a que se denunciem as violências a que o Estado espanhol submete vários militantes e activistas da causa independentista. Mas não encontro nenhum motivo suficientemente forte pelo qual possamos considerar a necessidade de defender a democracia em Portugal (o que singnifica admitir que ela existe, mesmo que sob ataque) e para que em Espanha coloquemos em causa a própria existência de democracia. Outro debate seria questionarmos a impossibilidade de falarmos de democracia no quadro do capitalismo ou do Estado, mas isso, de novo, não difere em nada o caso espanhol do caso português ou de outro que o valha.

5 comentários:

jpt disse...

Não é bem assim. Uma democracia não devia ilegalizar partidos políticos. Se o faz, é, no mínimo, uma democracia imperfeita. O mundo não é a preto e branco, dividido entre democracias absolutas e ditaduras absolutas. Há democracias melhores que as outras, e ditaduras piores que as demais. Que isso justifique a luta armada contra essa democracia, mesmo que imperfeita, é outra conversa.

LAM disse...

O Bruno Carvalho está tão só a alinhar na recente via do insulto para o socialismo que tomou conta de alguns bloggers do 5Dias.
Ainda bem que isso não tomou conta de todos os que lá escrevem, nem que o partido de que se dizem ou aparentam ser afectos tem qualquer responsabilidade, antes pode ser vítima também, de tais correlegionários. Há-de passar.

Miguel Serras Pereira disse...

Caro LAM,

a única objecção ao seu comentário é a sua excessiva generosidade. "Via do insulto para o socialismo" ou "via do insulto ao socialismo"?

Abraço

msp

LAM disse...

Ou isso, ou isso.

abraço.

Anónimo disse...

A Espanha é caso mais estranho de «democracia política» na Europa: a prática da tortura é permanente e continuada; o governo «socialista ou filipista» organizou grupos de extermínio; não é permitido a existência de um partido independentista; o Estado central não aceita qualquer forma de consulta sobre independência dos diversos povos...