16/03/11

Greves e conflitos sociais no século XX



O século XX confirmou-se como o século em que o conflito capital-trabalho foi mais agudo. A Conferência Internacional Greves e Conflitos Sociais no Século XX acolherá comunicações sobre as greves e os conflitos sociais no século XX bem como trabalhos de discussão teórica sobre as organizações políticas e sindicais. Serão ainda seleccionados trabalhos sobre metodologia e historiografia do movimento operário. Serão acolhidas comunicações que versem sobre conflitos que tiveram lugar nas fábricas, nas universidades, nos serviços públicos, conflitos urbanos e rurais, bem como conflitos que ganharam uma dimensão de guerra civil/revolução a nível nacional e internacional.
Depois da revolução russa a relação de forças capital-trabalho nunca mais voltou a ser a mesma, com um período de revolução e contra-revolução que terminou com a Segunda Guerra Mundial. Protagonista da vitória sobre o fascismo, o movimento operário e o seu estudo viram-se novamente subestimados em alguns países centrais sob o impacto do crescimento económico da década de 50 e 60. O Maio de 68 inverteu a situação, com um boom de estudos operários durante a década de 70. Porém, superada a crise dos anos 70, a emergência do neoliberalismo, com a deterioração das leis laborais, e a crise dos sindicatos assistiu à desvalorização pela academia do estudo dos conflitos sociais. A crise recente, no entanto, demonstrou que os trabalhadores, os movimentos sociais e os novos fenómenos que caracterizam o mundo do trabalho, não só não são obsoletos como reganharam decisiva centralidade.
O recrudescimento dos conflitos sociais na última década impulsionou um regresso à academia do estudo do movimento operário e dos movimentos sociais. Esta conferência pretende ser parte deste processo: recuperar, fomentar e divulgar a história dos conflitos sociais do século XX.
  



Comité Científico
Álvaro Bianchi (AEL)
Raquel Varela (IHC)
Sjaak van der Velden (IISH)
Serge Wolikow (MSH)
Xavier Domènech (CEDIF)









0 comentários: