14/05/10

O respeitinho no centralismo democrático

Correia da Fonseca, crítico de televisão do "Avante":

"Sei muito bem que uma boa parte dos meus camaradas de Partido é benfiquista e não estou disposto a parecer que deito sequer uma só gota de veneno no champanhe da sua alegria, como se diria adaptando uma fórmula britânica. Até posso confessar que não me arrisco a desagradar ao meu director, também ele benfiquista praticante, porque isto de relações com os directores de jornais é matéria que convém manter em impecável estado, bem o sei à luz de uma longa e por vezes amarga experiência."

(publicado também aqui)

3 comentários:

Ricardo Noronha disse...

Não percebo muito bem o significado deste post João. Não consta que o respeitinho seja menos rigoroso naquelas outras organizações políticas onde não vinga o centralismo democrático. De resto, se este último contribui para maior glória do Benfica, talvez tenha mais utilidade do que aquela que eu lhe costumo atribuir.

Miguel Serras Pereira disse...

Camarada Ricardo,
apesar de tudo, o Avante! apresenta-se como um jornal militante e não como os outros. O facto de ter um director que é preciso respeitar com respeitinho, de manter uma hierarquia de tipo capitalista ou estatal, etc., pode dar que pensar a quem tome a sério o nome de "comunista", vendo nele o horizonte de liberdade e igualdade que vai minguando no seu e nosso quotidiano.
Abraço

miguel sp

João Tunes disse...

Ricardo Noronha, transcrevi como elogio da globalização do respeitinho, provando que no centralismo democrático o respeitinho vinga e é tão vigoroso como naquelas organizações que o não perfilham.