16/05/10

Os alemães trabalhadores e os gregos (e sul-europeus em geral) preguiçosos

Horas trabalhadas anualmente, em média, por trabalhador:


5 comentários:

Fernando disse...

Bom, mas isso pode não implicar nada de importante. Aposto que a unidade de riqueza criada por hora por trabalhador na Alemanha será bastante superior à do caso grego.

Fernando disse...

Aliás, devo acrescentar que os países do antigo "socialismo real" padeciam do mesmo problema. Apesar de o pleno emprego poder ser considerado como algo precioso do ponto de vista social, de um ponto de vista de afectação de recursos, o socialismo mostrou-se menos eficaz que o capitalismo.
Alguém faz ideia das causas?

Miguel Madeira disse...

"Bom, mas isso pode não implicar nada de importante."

Será importante para a validade da narrativa "a formiga alemã a sustentar a cigarra grega"

Fernando disse...

E se lhe disser que a Grécia tem dezenas de milhar de postos desnecessários na função pública, criados como job for the boys? (O que é também, de facto, o caso de Portugal.) Se aceitar o meu raciocínio, será forçado a concluir que, apesar de o trabalhador médio gastar mais horas no seu trabalho diário, de facto verifica-se que a formiga (aqui simbolizando o país e não o trabalhador) alemã sustenta a cigarra grega.

É óbvio que se pode contra-argumentar que a entrada para a UE de um país como a Grécia Portugal serviu em última instância para destruir o nosso tecido produtivo a troco de dinheiro para comprar o trabalho à formiga...

Anónimo disse...

"a formiga alemã a sustentar a cigarra grega" tem validade não pelo número de horas trabalhadas, mas pela riqueza efectivamente produzida. Os Alemães produzem valor acrescentado, os gregos nem por isso. Até porque é a riqueza que pode ser trocada e redistribuída levando ao bem estar geral, e não as horas passadas no posto de trabalho.

De qualquer das formas parece-me que o problema grego está mais na generalizada fuga aos impostos, o que faz com que o estado tenha recursos insuficientes para cumprir as suas funções básicas.