02/05/11

Liberais bestiais

  Afinal Guantanamo serve para alguma coisa.

publicado por Nuno Gouveia às 11:29
link | o fernando albino escreveu um post

 Espero que o Nuno Gouveia seja um pouco mais urbano do que o Jacinto Bettencourt na resposta a quem o interpela (e, já agora, que tenha hábitos de diversão nocturna um pouco mais saudáveis). Assim de repente, parece-me que este post caminha no sentido de justificar a prática da tortura, a detenção extra-judicial e a deportação secreta - bem como, naturalmente, o fenómeno concentracionário propriamente dito - com o argumento de que tudo isso "serve para alguma coisa". 
Percebe-se o fascínio pelo "utilitário", mas note-se que o argumento mais sério contra a tortura nunca foi o de que ela não serve para nada. Pelo contrário, serve para imensas coisas, entre as quais providenciar todo o tipo de informações: as verdadeiras, as menos verdadeiras e as que o interrogador sopra ao ouvido do interrogado pouco antes de lhe arrancar as unhas. Guantánamo "serve para alguma coisa", da mesma maneira que Abu Ghraib "serve para alguma coisa", disparar sobre pessoas desarmadas "serve para alguma coisa" e bombardear populações civis "serve para alguma coisa". No limite, a barbárie, a crueldade e o horror,  tudo isso "serve para alguma coisa". Só falta dizer a quem serve.

2 comentários:

João Ribeiro disse...

Adoro o odor a sacristia que emana da advertência moral: "e, já agora, que tenha hábitos de diversão nocturna um pouco mais saudáveis".

Anónimo disse...

Só agora vi isto.
Olhe, e se fosse à merda?
JB