11/03/13
Rendimento garantido para todos
por
Pedro Viana
Entre as propostas que o Movimento 5 Estrelas apresentou nas últimas eleições legislativas italianas, uma das que mais escárnio congregou foi a implementação dum rendimento garantido para todos, sem condições associadas, no valor de 1000 euros. É uma ideia antiga, com implementação limitada em diferentes contextos e locais. Parece estar a ganhar outra visibilidade na Europa, não só por causa das recentes eleições legislativas em Itália, mas também por esta iniciativa referendária na Suiça: Pour un revenu de base inconditionnel. Já reuniu quase 75 000 das 120 000 assinaturas necessárias até 11 de Outubro de 2013 para que possa ser colocada a votação. Mais informação, por exemplo, aqui. Que diferença para Portugal, preso numa farsa a que chamam "democracia parlamentar", onde nenhum partido dito de Esquerda se atreveria a propor tal medida, e onde a narrativa é dominada pelas acusações aos que recebem o rendimento social de inserção.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
Os bolseiros de doutoramento que a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) envia para a Suíça vivem com 2000 CHF. São 500 CHF a menos que esta proposta de rendimento mínimo!
Isto porque a FCT não distingue as bolsas no estrangeiro em função do custo de vida de cada país.
Bom dia,
Agradecia desde já a atenção dada a esta mensagem.
Existe uma iniciativa de cidadania europeia que pretende a discussão pública do Rendimento Básico Incondicional no Parlamento Europeu. Para esta discussão ocorrer são necessárias um número mínimo de assinaturas em 7 países da União Europeia. Em Portugal o mínimo de assinaturas são 16500.
Julga que poderia ajudar a divulgar esta iniciativa?
A página encontra-se aqui: http://www.rendimentobasico.pt/ e a página no facebook aqui: https://www.facebook.com/RendimentoBasicoPortugal
Muito obrigado,
Roberto Merrill
Enviar um comentário