07/03/13

11 de Março | RDA69 | 19h: Benjamin Noys em Conversa sobre a Gramática do Neoliberalismo


Benjamin Noys, autor do blogue No Useless Leniency, professor na University of Chichester, autor de The Persistence of the Negative: A Critique of Contemporary Continental Theory (2010) e editor de Communization and its Discontents (2011), entre outras publicações, vem discutir como pensar as actuais condições de reprodução do capitalismo, bem como a forma de estas serem interrompidas. Como eixo central, defende a necessidade de resistir àquilo que ele chama aceleracionismo – a ideia de que as próprias formas e processos do capitalismo geraram espontaneamente a insurreição no seu seio e de que o que é necessário fazer para nos libertarmos do seu jugo é carregar no acelerador do comboio niilista neoliberal. Ao invés disso, precisamos de uma estratégia para reinventar a agência política, que passa, em primeiro lugar, por puxar o travão de emergência.

Esta conversa, organizada pela Unipop e pela revista Imprópria, decorrerá na segunda-feira, dia 11 de Março, a partir das 19h, no RDA69 (Regueirão dos Anjos, n.º 69).

1 comentários:

Anónimo disse...

Sabemos como o MSP gosta de questionar estruturalmente o ar do tempo,as suas linhas de força essenciais e as grandes dificuldades deste tempo inquieto que cheira a pólvora. Deixo aqui uma remarque de Castoriadis. Pode servir para esclarecer um pouco: " É vão discutir uma qualquer racionalidade do capitalismo. O regime afastou dele próprio os poucos meios de controlo que 150 anos de lutas politicas,sociais e ideológicas lhe tinham conseguido impôr. A dúplice dominação dos " barões " predadores da indústria e da finança no final do séc. XIX não passa de um ténue precedente. As firmas transnacionais, a especulação financeira e mesmo as máfias, em sentido restrito,exploram o planeta, guiadas unicamente pela visão a curto dos seus lucros.O falhanço repetido de toda a tentativa de preservar o meio Ambiente contra os efeitos da industrialização, civilizada e selvagem, não é senão o sinal mais espectacular da sua miopia ".E por que não fazer um video na You Tube sobre a sessão da próxima segunda-feira na RDA69, sem limites de tempo? Salut! Niet