25/04/10

As despesas com o Rendimento Social de Inserção

No 31 da Armada, Manuel Castelo Branco escreve:
os custos do rendimento mínimo estão em descontrolo. total. O ano passado gastaram-se mais de 500 milhões de euros e este ano ultrapassaremos de certeza os 620 milhões. A fraude é hoje estimada pelos serviços em 25% (200 milhões de Euros). Se a isto somarmos algumas  limitações ou restrições na renovação poderemos conseguir poupanças semelhantes. (...)

A implementação destas medidas com carácter imediato, teria de certeza mais impactos na nossa credibilidade externa e efeito positivo sobre as contas, do que as medidas apresentadas na quinta feira em Conselho de Ministro, cuja demagogia é superior ao valor arrecadado. 

Em primeiro lugar, gostava que me explicassem desde quando 25% de 620 milhões são 200 milhões; e, como o PIB português é (segundo este site) de164 mil milhões de euros, mesmo essa poupança de 200 milhões iria significar uma redução na despesa de 0,12% do PIB - era mesmo isso que iria ter um grande efeitos sobre as contas e sobre a tal "credibilidade externa" (bem, lá baixaria o deficit de de 9,4% para 9,28%...).

1 comentários:

Anónimo disse...

Pela omissão deduzo que esteja de acordo com a fraude uma vez que apenas menciona a qualidade das contas e o efeito dos tais 25% no défice.
Interessante esta visão que se atavia com semântica e ignora a realidade...
Paulo M.