28/04/10

As lições argentinas

Neste momento, Grécia, Portugal e se calhar grande parte da Europa estão à beira de um cenário semelhante à Argentina há verca de dez anos (p.ex., se um pais decidir sair do euro, quase de certeza que vai ter que congelar as conta bancárias durante alguns meses).

Assim, há pelo menos duas experiências argentinas que talvez também venham a ser copiadas (e que merecem, de qualquer forma, estudo atento):

 - a ocupação pelos trabalhadores de várias das empresas que abriram falência nessa altura

- a criação de "moedas alternativas" para compensar a escassez de moeda oficial

4 comentários:

Anónimo disse...

Miguel Madeira: Bom Dia ! A situação portuguesa está integrada no " pacote " dos PIGS, onde a dívida grega, espanhola e irlandesa surgem com formas e contornos infernais. Há quem diga, por exemplo, que a Grécia precisa até 2015 de mais de 300 biliões de Euros para restaurar a sua economia financeira. Ora, a França e a Alemanha só estão dispostas a cobrir 8 por cento desse total...E a conta gotas...A situação portuguesa é menos(?) vulnerável, menos(?) inquietante- existem as remessas dos Emigrantes...-mas as declarações de Teixeira dos Santos não conseguem convencer os eurocratas.Durão Barroso/ Merkel e Sarkozy estão encostados à parede e como são muito fracos e sem visão política reconhecida, o pior pode estar para vir. Niet

Anónimo disse...

Vejam o documentário chamado "The take"!

mescalero disse...

Também a copiar é o slogan "¡Que se vayan todos!". Já se tem ouvido noutros lados como na Islândia ou na Grécia, teremos concerteza a nossa oportunidade de o gritar.

Anónimo disse...

M. Madeira: Hoje, no Le Monde, o prof. Charles Wyplosz, reputado economista do IU. de Altos Estudos Internacionais de Genève-frisa: 1) A Grécia deve ser poupada a pagar a sua dívida pública, por um prazo mais ou menos longo; 2) A saída da zona Euro ainda iria " chumbar " mais a dívida grega, pois, como assinala," com os dracmas de volta a ruína seria o dobro ";3) Revela que a reputada Merkel, a chancelarina tedesca, quer que o FMI seja o primeiro a avançar com a massa para os gregos...( O Delors ainda tem um ataque!);4) Portugal aparece, diz o famoso economista, em 2° lugar na lista dos países que inquietam os mercados financeiros.A não perder, pois o artigo! Niet