16/11/11

Contra o voto censitário: às armas, cidadãos!

Segundo se lê em El País: Ante la creciente gravedad que está adquiriendo la crisis del euro los líderes europeos han respondido hoy con propuestas de más disciplina fiscal, más Gobierno económico y más integración de la UE. El presidente del Consejo Europeo, Herman Van Rompuy, ha propuesto a los diputados debatir "nuevas medidas para reforzar la disciplina fiscal. "¿Deberíamos disponer en casos extremos, de nuevas sanciones como la suspensión del derecho de voto, o la suspensión de los fondos estructurales u otros pagos o conceder poder a una autoridad central para intervenir en los procedimientos de los presupuestos nacionales?"

As medidas de reforço do "governo económico" como as propostas por Van Rompuy, que já há pouco opusera a urgência das reformas como argumento para o adiamento de eleições, apontam para o reforço e extensão do governo da economia, pela economia e para a economia, à custa dos direitos e liberdades de tradição democrática. Embora, Van Rompuy fale na circunstância de relações entre Estados, enuncia claramente um princípio cuja adopção conduzirá ao restabelecimento do voto censitário ou privar do direito de voto, e outros direitos e garantias afins, os cidadãos "incumpridores" das suas obrigações económicas, ou economicamente "passivos". Em vez de ser a cidadania e tendencialmente a vontade democrática a decidir da distribuição dos rendimentos e da riqueza e dos critérios dessa distribuição, teremos, segundo essa lógica, e à falta da "insurgência democrática" q.b., o acesso aos e o gozo das liberdades e garantias subordinado à e condicionado pela pertença a um determinado patamar da pirâmide dos rendimentos sob a forma que a direcção oligárquica da economia política estabelecida considerar mais conveniente, segundo os seus próprios critérios.

A resposta democrática só pode ser uma: À greve, às ruas e às armas, cidadãos!

3 comentários:

Diogo disse...

A resposta democrática só pode ser uma: às armas, cidadãos!

bla bla bla disse...

acho que só o às armas responde ao comam brioches de bruxelas. mas com os gatos capados do estado social sem tropa ) có horror , armas?) não estou a ver como vamos ir lá.

António Geraldo Dias disse...

Organizemo-nos!Fiz link,camarada.