17/11/11

Hoje!


Hoje poderão ter lugar desenvolvimentos importantes na luta revolucionária em curso, nos Estados Unidos, onde manifestações e greves estudantis tentarão perturbar o funcionamento do sistema financeiro, e na Grécia, onde são esperadas grandes manifestações que, comemorando o levantamento estudantil de 1973 que levou ao derrube da ditadura então existente, não deixarão de reflectir a ira do povo grego perante a constituição de mais um governo subserviente perante a oligarquia financeira. Entretanto, a Occupy London foi notificada da intenção das autoridades da City de Londres em acabarem com o protesto junto à catedral de St. Paul.

3 comentários:

Diogo disse...

O ideal seria descobrir uma forma de encravar o sistema financeiro – criar uma moeda virtual independente dos bancos.

Anónimo disse...

O ideal e a única solução real é acabar com a produção para a troca assente no trabalho assalariado, que é daí que vem o dinheiro e a sua dominação. E é aí, na produção, o locus da exploração, que se encontra a classe que pode acabar com isto tudo. Tudo o resto é reformismo, cada vez mais utópico, ou facharia anti-semita à la Diogo.

Diogo disse...

Anónimo,

Com a evolução exponencial da tecnologia a todos os níveis, o trabalho humano vai inevitavelmente ser substituído pela máquina. Isto representará o fim do trabalho assalariado.

Sem trabalho assalariado não haverá poder de compra. Sem compras não há vendas. Sem vendas não há lucro. Sem lucro não há propriedade privada dos meios de produção.

Fábricas e outras empresas completamente automatizadas estarão dentro de poucos anos ao serviço das pessoas. Cada cidadão terá periodicamente uma certa quantidade de créditos para se abastecer nessas empresas.

Ficção científica? Pensem em todos os milagres tecnológicos a que uma pessoa que tenha nascido em 1910 assistiu em toda a sua vida. E todos sabemos que a tecnologia continua a evoluir de forma exponencial…